Conecte Conosco

Centro-Oeste

DF terá a maior pista de corrida do país

Publicado

em

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado em Brasília, está prestes a reabrir suas portas após quase 12 anos fechado, retornando com um título de destaque. Com uma extensão de 5.384 metros, o circuito se tornará novamente a maior pista de automobilismo em operação no Brasil, superando o tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1990.

O Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$ 60 milhões para a modernização da pista, mantendo o traçado clássico, porém atualizando todos os aspectos para atender aos padrões modernos de segurança estabelecidos pelas federações internacionais de automobilismo (FIA) e motociclismo (FIM).

O novo traçado preserva a essência da pista original, com melhorias que elevam a segurança e a velocidade. São 16 curvas — sendo nove para a direita e sete para a esquerda — distribuídas em seis configurações possíveis, possibilitando diferentes formatos de prova. A largura da pista, que varia entre 14 e 15 metros, favorece ultrapassagens.

As retas são notáveis, com a maior delas medindo 803 metros; a de largada, 614 metros; e a oposta, 502 metros. A Curva 1, caracterizada por alta velocidade, recebeu uma inclinação adicional de cinco graus, permitindo que os carros façam uma entrada mais veloz.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, que administra o autódromo desde 2022 através de uma concessão da Terracap válida por 30 anos, destaca: “Além do traçado antigo, criamos novos layouts. A inclinação de cinco graus na curva da reta é algo inédito no Brasil”.

Outro ponto forte é a excelente visibilidade do circuito: as arquibancadas proporcionam uma visão quase total da pista. Além disso, a localização central, próxima a hotéis, shoppings e transporte público, facilita a organização de grandes eventos no local.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados