Conecte Conosco

Mundo

Mortes por deslizamentos na Indonésia chegam a 30

Publicado

em

O número de fatalidades causadas por diversos deslizamentos de terra na última semana na Indonésia alcançou 30, enquanto as buscas por desaparecidos continuam, informou um representante do departamento de emergências.

Os deslizamentos, provocados por intensas chuvas no distrito de Banjarnegara, na província de Java Central, destruíram ao menos 48 residências no sábado, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB).

Mais de 700 pessoas, incluindo militares, policiais e equipes de busca e resgate, além de cães farejadores, foram mobilizadas, explicou Abdul Muhari, porta-voz da BNPB, na quinta-feira.

“As equipes de resgate localizaram sete corpos das vítimas do deslizamento. Com essa confirmação, o total de mortes chegou a 10, e as buscas por outras 18 pessoas continuam”, afirmou ele.

Outro grave deslizamento também atingiu três vilarejos no distrito de Cilacap, situado cerca de 74 km de Banjarnegara, na quinta-feira da semana passada.

Nessa área, foram confirmadas 20 mortes e três pessoas permanecem desaparecidas, conforme o balanço mais recente da BNPB.

Um fotógrafo da AFP acompanhou as operações de resgate em vários povoados de Banjarnegara, onde as equipes removiam destroços com o auxílio de máquinas pesadas.

De acordo com Muhari, cerca de 1.000 moradores permanecem fora de suas casas nesse distrito, onde novos deslizamentos podem ocorrer devido à continuidade das chuvas.

A temporada de monções, que geralmente ocorre entre junho e setembro, costuma provocar deslizamentos, enchentes repentinas e doenças relacionadas à água.

As mudanças climáticas têm alterado os padrões e a intensidade das tempestades, resultando em chuvas torrenciais mais fortes, inundações e ventos intensos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados