Conecte Conosco

Notícias Recentes

Praia poluída em SP não afasta turistas

Publicado

em

A Praia de Perequê, localizada no Guarujá, litoral de São Paulo, é considerada a mais afetada pela poluição na Baixada Santista, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em 2025, a praia permaneceu imprópria para banho durante todo o ano.

Apesar da poluição, a extensa faixa de areia atrai muitos visitantes, que buscam desfrutar das paisagens e da culinária marítima da região.

No entanto, os danos causados pela poluição vão além da estética da praia. A vida marinha sofre, a economia local é prejudicada e a saúde pública está em risco.

Em 2024, das 52 análises semanais da água, apenas uma indicou condições apropriadas para banho, demonstrando que na maior parte do tempo o local esteve contaminado.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, a contaminação na Praia do Perequê é resultado de longos anos de negligência no saneamento básico. “A presença de coliformes fecais na água revela a liberação irregular de esgoto, um problema frequente na área. Como consequência, os ecossistemas costeiros sofrem perda da vida marinha e degradação dos manguezais”, afirmou a administração.

Pesquisas indicam também que a areia do Perequê contém muitos resíduos sólidos, com destaque para plásticos e bitucas de cigarro. A ocupação irregular próxima ao Rio do Peixe agrava o desmatamento do mangue, prejudicando ainda mais o habitat natural.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados