Notícias Recentes
Jovem paulista é o primeiro a passar no novo exame teórico para CNH
O estudante Richard de Campos Silvério, de 18 anos, residente em Tatuí, São Paulo, tornou-se o primeiro brasileiro aprovado na prova teórica do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no último sábado (13/12).
Ele começou o processo para obter a habilitação em março deste ano, mas precisou parar as aulas por falta de disponibilidade. Após a atualização das regras para a CNH, finalizou o curso teórico online em poucas horas na quinta-feira (9/12) e marcou a prova para o mesmo dia. Com a aprovação na avaliação deste sábado, o jovem poderá iniciar as aulas práticas para concluir a carteira.
Principais alterações na CNH:
- Aulas em autoescolas não são mais obrigatórias;
- O conteúdo teórico está disponível gratuitamente no aplicativo oficial do governo;
- Não há carga horária mínima para as aulas;
- Os alunos podem usar veículos próprios e optar por instrutores particulares credenciados;
- As aulas práticas foram reduzidas de 20 para no mínimo 2 horas;
- As provas práticas, exame médico e coleta biométrica continuam presenciais;
- Uma segunda tentativa na prova prática é gratuita para quem for reprovado;
- Não existe mais prazo limite para concluir o processo de habilitação.
“Comprei meu carro em março, mas não pude utilizá-lo porque ainda não tinha a CNH. Agora que o processo está mais rápido, minha vida ficará mais fácil para ir ao trabalho, faculdade e lazer”, comenta Richard.
Atualizações na CNH em São Paulo
Em decorrência das mudanças nacionais, o Detran de São Paulo está implementando as novas regras para emissão da CNH. O órgão destaca que o novo processo vai reduzir custos, simplificar etapas burocráticas e manter São Paulo como líder em eficiência e menores tarifas para emissão.
Entre as iniciativas está o lançamento da página oficial CNH Paulista, que reunirá o cronograma das mudanças, oferecendo informações atualizadas sobre a implementação.
O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) estabeleceu um prazo de 180 dias para que o Detran se adeque às novas regras federais, que podem gerar redução de até 80% no custo da emissão da CNH.
“Nossa mensagem é clara para os cidadãos: a CNH em São Paulo será mais acessível e econômica. Embora as mudanças exijam adaptações nos sistemas, nos antecipamos para que a economia beneficie os usuários o quanto antes. Estamos trabalhando com máxima rapidez”, afirmou Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP.
Mesmo com o prazo estabelecido para 10 de dezembro de 2025, o Detran-SP está com plano acelerado para concluir as mudanças antes do limite oficial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login