Notícias Recentes
Brasil tem mais de 60 mil pessoas com nomes ligados ao Natal
Você provavelmente já ouviu que o Natal tem origem em Belém, onde Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos na manjedoura, ou que a data surgiu das celebrações do solstício de inverno no Império Romano.
Mas, e se dissermos que Natal nasceu em Araripina, Pernambuco, há apenas 30 anos? Foi lá, no Nordeste, que a cidade de Natal deu seu primeiro choro, antes de se tornar o que é hoje em São Paulo.
Este texto vai além da história da festa cristã. É também sobre Natalino dos Santos, conhecido como Natal, e sobre Natalina Soares, que por seis décadas comemora o dia 25 de dezembro com um bolo de aniversário. E sobre os milhares de brasileiros que têm nomes inspirados no Natal.
De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, o Brasil possui mais de 16 mil pessoas chamadas Natalino. O estado de São Paulo lidera o número de moradores com esse nome, entre eles o próprio Natalino dos Santos, que nasceu no dia 25 de dezembro.
Seu nome inicial seria Cirilo, um nome de santo relacionado ao cristianismo, mas a mãe mudou de ideia ao dar à luz no Natal. Cirilo foi um importante diácono de Constantinopla, conhecido por criar o alfabeto cirílico.
Durante a infância, apesar do nome ligado à data, Natalino não teve celebrações grandiosas devido a dificuldades financeiras, apenas ganhava chocolates da mãe na manhã do dia 25.
Mais tarde, ao conhecer a esposa, os costumes natalinos ganharam espaço em sua vida, com árvore de Natal, pisca-pisca, ceia e bolo, que ele celebra anualmente.
Natalina Soares, aposentada de Presidente Prudente, também tem uma forte ligação com a data. Ela considera especial fazer aniversário no dia de Natal e celebra com festas e missa na véspera.
A nome Natalina é o mais comum entre os nomes relacionados ao Natal, com mais de 21 mil pessoas no país.
Outros nomes ligados à data são Natal e Noel, totalizando cerca de 60.664 registros no Brasil. A maioria dos chamados Natal vive em São Paulo, com outros em Goiás e Paraná, tendo em média 58 anos de idade.
Assim, os nomes inspirados no Natal refletem tradições e histórias pessoais que vão muito além da data comemorativa, tornando a festa ainda mais especial para quem carrega esses nomes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login