Conecte Conosco

Economia

Petrobras firma acordo para fornecer combustível marítimo com 24% de energia renovável

Publicado

em

A Petrobras estabeleceu um acordo para o fornecimento, durante o ano de 2026, de até 12 mil toneladas do combustível marítimo VLS B24 para a norueguesa Odfjell, uma das maiores empresas globais no transporte de químicos e granéis líquidos. Este combustível é composto por 24% de biodiesel e 76% de óleo mineral com baixo teor de enxofre, produzido nas refinarias da Petrobras.

O VLS B24 é certificado pelo padrão International Sustainability and Carbon Certification EU (ISCC EU) e está alinhado com as exigências do FuelEU Maritime, que visa a redução gradual das emissões de gases de efeito estufa provenientes de navios que operam em portos europeus.

O abastecimento será realizado por barcaças dedicadas a partir do Terminal de Rio Grande (Terig), no Rio Grande do Sul, local onde também ocorre a mistura do biocombustível. Segundo o Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, essa operação agrega valor ao negócio e promove soluções práticas em energias renováveis e descarbonização, reafirmando o compromisso da empresa com sustentabilidade e inovação.

Claudio Schlosser destacou ainda que a comercialização do VLS B24 com uma companhia de atuação internacional renomada representa um avanço estratégico da Petrobras rumo a um mercado mais sustentável e consonante com seu Plano de Negócios 2026-2030.

A Odfjell possui uma frota superior a 70 navios, operando em rotas nas Américas, Europa e Ásia, e mantém escritório em São Paulo. Essa parceria faz parte do corredor verde Brasil-Noruega, lançado em fevereiro de 2025 por meio de um memorando entre os dois países com o objetivo de fomentar o uso de combustíveis marítimos com baixo carbono.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados