Mundo
Trump e Delcy Rodríguez têm conversa produtiva por telefone
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, conversaram por telefone nesta quinta-feira (15) e compartilharam resumos breves da ligação em suas redes sociais.
Delcy assumiu a presidência interinamente no início do mês, após o Exército dos EUA capturar o presidente Nicolás Maduro e transferi-lo para os Estados Unidos. Ambos os líderes qualificaram o diálogo como positivo.
A presidente Delcy Rodríguez descreveu a conversa como “longa, produtiva e cordial” e destacou que se baseou em um marco de respeito mútuo.
“Discutimos uma agenda bilateral focada no benefício dos nossos povos e também tratamos de pendências nas relações entre as duas administrações”, afirmou Delcy.
Trump, por sua vez, publicou em suas redes que os temas abordados incluíram petróleo, minerais, comércio e segurança, e que os Estados Unidos estão apoiando a Venezuela em seu processo de recuperação.
“Essa parceria entre os EUA e a Venezuela será excelente para todos. Em breve, a Venezuela será próspera e forte novamente, talvez mais do que em qualquer outra época”, afirmou o presidente Trump.
Contexto de Mudança nas Relações
A ligação telefônica indica uma alteração na dinâmica entre os países. No dia 3 deste mês, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram detidos por militares norte-americanos sob ordem do governo Trump e estão atualmente presos em Nova York.
Após essa captura, a presidente interina Delcy Rodríguez criticou a ação, afirmando que a Venezuela não voltaria a ser uma colônia. Contudo, recentemente, o governo venezuelano declarou que retomaria as negociações diplomáticas com os EUA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login