Brasil
Último dia para pedir revisão do resultado do Selo Alfabetização
O prazo para enviar pedidos de revisão do resultado preliminar da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização termina nesta sexta-feira (23).
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados provisórios na quarta-feira (21).
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece publicamente o esforço das redes de ensino estaduais, distrital e municipais na implementação de políticas, ações e estratégias alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O MEC registrou inscrições de 4.872 redes de ensino das 5.595 participantes do CNCA, correspondendo a 87,1% de adesão.
Como pedir revisão
Os pedidos para reavaliar o resultado devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Somente os articuladores estaduais e municipais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), vinculados às secretarias de educação, podem solicitar revisão.
É necessário entrar no Simec com login da conta gov.br.
Os recursos devem seguir as normas descritas no edital do MEC (10/2025).
Orientações para o pedido
O MEC publicou um vídeo tutorial para auxiliar no processo de reconsideração.
O selo é concedido em três categorias: bronze (45-64 pontos), prata (65-84 pontos) e ouro (85-100 pontos). A categoria ouro exige o cumprimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA).
Após a avaliação dos pedidos, o resultado final será divulgado em 4 de fevereiro.
A cerimônia para entrega do selo ouro às secretarias que atingirem essa categoria será em Brasília, em data a ser marcada pelo MEC.
Sobre o selo
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização simboliza o reconhecimento pelo empenho das secretarias estaduais, distrital e municipais em garantir o direito à alfabetização das crianças. Esta iniciativa federal não inclui premiação financeira.
Além disso, o selo visa apoiar políticas e práticas de gestão comprometidas com as metas de alfabetização e a diminuição das desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.
Divulgar práticas de gestão eficazes busca fomentar o compartilhamento de conhecimento e inovação nas políticas de alfabetização.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login