Brasil
PF e CGU investigam corrupção em prefeituras do RN
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram, nesta terça-feira (27), a Operação Mederi com a finalidade de apurar possíveis desvios de verbas públicas e fraudes relacionadas à saúde em governos municipais do Rio Grande do Norte.
As investigações indicam suspeitas de irregularidades em contratos para fornecimento de insumos à saúde pública, envolvendo empresas estabelecidas no Rio Grande do Norte que prestavam serviços para prefeituras de vários estados.
Foram encontradas falhas na execução desses contratos, como a possível não entrega dos materiais, fornecimento inadequado e preços acima do mercado, conforme comunicado pela PF.
Participaram da operação 163 policiais federais e cinco auditores da CGU, que executaram 35 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares e patrimoniais.
Mandados e defesa
Um dos alvos dos mandados foi o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
Em contato com a Agência Brasil, a defesa de Allyson Bezerra confirmou a realização das buscas e afirmou que o prefeito colaborou plenamente com as autoridades, disponibilizando as informações requisitadas.
O advogado Fabrízio Feliciano, integrante da equipe de defesa, afirmou que não há qualquer evidência que ligue o prefeito diretamente ao caso. Ele explicou que a medida judicial foi baseada em diálogos envolvendo terceiros, e que os contratos eram firmados entre prefeituras do Rio Grande do Norte e empresas do setor farmacêutico, referindo-se a diferentes municípios.
Além disso, a defesa ressaltou que a decisão foi tomada em fase investigativa, sem julgamento de culpa.
Fabrízio Feliciano comentou que, desde 2023, a prefeitura de Mossoró adotou o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus como a plataforma oficial para controle de estoque e distribuição de medicamentos.
Desde então, as responsabilidades pela fiscalização desses estoques passaram a ser da Controladoria-Geral do município.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login