Conecte Conosco

Brasil

Governo discute ações contra o antissemitismo com foco na educação

Publicado

em

Autoridades do Executivo e membros da comunidade judaica participaram de uma reunião nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, para planejar estratégias contra o antissemitismo no Brasil, destacando a educação como ferramenta essencial para prevenir crimes de ódio e fortalecer a democracia.

O encontro contou com a presença de pesquisadores de universidades de cinco estados, rabinos, representantes do Museu do Holocausto de Curitiba, movimentos sociais como Judeus pela Democracia e Casa do Povo, além de diversos membros do governo federal.

O presidente interino e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enfatizou a relevância do diálogo e da formulação de propostas concretas para combater todas as formas de discriminação e intolerância. Ele ressaltou a importante contribuição da comunidade judaica ao progresso do país em áreas como ciência, cultura, medicina e negócios.

“Vamos continuar trabalhando para avançar, não só garantindo justiça à comunidade judaica, mas também promovendo valores essenciais para a civilização”, afirmou.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que o combate ao antissemitismo faz parte do compromisso do governo Lula de enfrentar todas as formas de preconceito e discriminação. Ela lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro presidente brasileiro a visitar Israel em uma visita oficial em 2010, e que a diplomacia nacional defende a paz e a coexistência de dois estados soberanos, Israel e Palestina.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, ressaltou a ligação entre a manutenção da democracia e o combate às manifestações de ódio, alertando para os perigos que a intolerância traz às instituições democráticas.

Para o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, a iniciativa ocorre em um momento delicado, diante do aumento do antissemitismo globalmente. Ele classificou o encontro como fundamental para aumentar a visibilidade do tema e fortalecer a cooperação entre Estado e sociedade civil.

Durante as discussões, a educação e a luta contra os crimes motivados pelo ódio estiveram no centro do debate. Gleisi Hoffmann ressaltou a necessidade de políticas educativas amplas para enfrentar a intolerância atual. “Uma estratégia educacional pode ser abrangente e transformadora”, afirmou, acrescentando que a reunião já estava programada e não foi motivada por eventos recentes.

A professora da Universidade de São Paulo, escritora e historiadora Lilia Schwarcz, que participou de forma remota, reforçou que a educação é uma das ferramentas mais eficientes no combate ao antissemitismo. Segundo ela, apesar da importância das denúncias e medidas judiciais, essas são insuficientes sem políticas educacionais estruturadas. “A educação é poderosa para promover o letramento”, disse, criticando que o tema normalmente aparece de forma limitada nos currículos escolares, geralmente restrito ao ensino do Holocausto no ensino fundamental.

Lilia Schwarcz afirmou que combater o antissemitismo é um desafio para a democracia brasileira como um todo, e não apenas um problema da comunidade judaica. Ela defendeu a ampliação do debate nas escolas e a colaboração com o Ministério da Educação para desenvolver políticas públicas baseadas na empatia e no respeito à diversidade.

O Brasil mantém um compromisso histórico contra o antissemitismo e qualquer forma de discriminação étnica, racial ou religiosa. Essa postura está fundamentada na Constituição Federal de 1988, que assegura a liberdade religiosa, e na Lei nº 7.716/1989, que pune práticas de preconceito e discriminação.

Além das normas nacionais, tratados internacionais assinados pelo Brasil, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965), fortalecem o quadro legal de combate ao antissemitismo e a outras formas de intolerância.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados