Economia
Lula critica foco do mercado financeiro: lucro em vez do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente nesta quinta-feira, 5, o mercado financeiro, afirmando que esses agentes têm interesse apenas em seus próprios ganhos, sem se importar com o país.
Segundo ele, “é sempre a mesma coisa. No início do ano, o sistema financeiro já começa a falar sobre déficit fiscal para garantir os pagamentos que devem receber, sem pensar nas necessidades sociais. Tudo que fazemos para proteger os mais pobres é visto por eles como gasto desnecessário”.
Lula destacou ainda que “quando o salário mínimo sobe R$ 100, muitos no mercado preveem que a economia irá falhar e a inflação vai subir. Eles só pensam em seu lucro, não no Brasil. O presidente tem a missão de melhorar a vida do povo, não de cuidar dos interesses financeiros deles”.
Essas declarações ocorreram durante entrevista ao UOL News, após ser questionado sobre a discordância entre os bons números da economia brasileira, como a queda da inflação e do desemprego, o aumento da renda e da bolsa, e sua popularidade.
O presidente afirmou que ainda não começou a campanha eleitoral, mas acredita que esses indicadores poderão influenciar os eleitores até outubro.
Ele lembrou sua postura fiscal durante seus primeiros mandatos, quando implementou superávits altos, o que chegou a causar descontentamento dentro do PT. Lula também criticou a gestão anterior, afirmando que o mercado financeiro não foi tão rigoroso com o governo de Jair Bolsonaro como é com ele.
“No meu primeiro mandato, elevei o superávit primário para 4,25% do PIB. Isso fez até com que alguns deixassem o PT. Fiz isso próximo a uma eleição porque o meu foco não é eleitoral, mas sim o país. Não posso causar um desastre pensando em meus interesses. Enquanto isso, o governo passado fez déficit de 2,5% do PIB e o sistema financeiro ficou em silêncio. Quando não pagou precatórios ou distribuiu dinheiro gratuitamente no ano eleitoral, ninguém falou nada”, completou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login