Mundo
Trump remove vídeo ofensivo que mostra casal Obama como macacos
A postagem de uma imagem do ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, retratados como macacos em uma publicação feita nas redes sociais do presidente Donald Trump causou grande revolta nos Estados Unidos nesta sexta-feira (7), e a Casa Branca teve que retirar o conteúdo, alegando tratar-se de um erro.
O meme fazia parte de um vídeo que Trump compartilhou em sua plataforma Truth Social, no qual ele abordava teorias conspiratórias sobre as eleições de 2020, que foram vencidas pelo democrata Joe Biden.
Antes, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia minimizado a controvérsia em torno do vídeo, chamando de “falsa indignação” a reação dos opositores do presidente republicano.
Um representante da Casa Branca declarou à AFP que “um membro da equipe da Casa Branca compartilhou por engano. O conteúdo já foi removido”.
Trump afirmou nesta sexta-feira (6) que não assistiu ao vídeo completo antes de compartilhá-lo.
“Só vi a parte inicial… não vi tudo”, disse aos jornalistas. Ele afirmou ainda que passou o vídeo para sua equipe publicar e que eles também não assistiram integralmente.
A imagem, na verdade, vem de um outro vídeo satírico, aparentemente criado por um apoiador de Trump, que o mostra como um leão, rei da selva, enquanto diversos políticos, incluindo o casal Obama, aparecem como animais que o adoram e fazem palhaçadas.
Trump é ativo nas redes sociais e costuma compartilhar diferentes tipos de vídeos, documentos e memes, alguns produzidos com inteligência artificial, contendo humor ou não.
As principais lideranças do Partido Democrata condenaram a publicação, classificando-a como “racista”.
A porta-voz de Trump pediu em comunicado que deixem de lado essa falsa indignação e foquem em assuntos realmente importantes para o público americano.
Barack e Michelle Obama ainda não comentaram o ocorrido.
A ex-vice-presidente Kamala Harris, conhecida por criticar a retórica racial de Trump, condenou o recuo da Casa Branca numa publicação na rede X na sexta-feira.
“Ninguém acredita nessa tentativa de acobertamento da Casa Branca, especialmente porque, inicialmente, eles defenderam essa publicação”, escreveu a ex-candidata derrotada pelo republicano.
“Todos sabem muito bem quem é Donald Trump, e não no que ele acredita”, acrescentou.
Reações
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, possível candidato democrata à Presidência em 2028 e crítico ferrenho de Trump, repudiou a postagem.
“Comportamento repulsivo do presidente. Todo republicano deve condená-lo. Agora”, declarou a assessoria de Newsom na rede social X.
O senador republicano Tim Scott, aliado de Trump, também reagiu negativamente na mesma rede.
“Espero que isso seja falso, pois é a coisa mais racista que saiu desta Casa Branca. O presidente deveria retirar isso imediatamente.”
Outro senador republicano, Roger Wicker, chamou a publicação de “totalmente inaceitável” e afirmou que “o presidente deve deletá-la e pedir desculpas”.
Ben Rhodes, ex-assessor de Segurança Nacional e conselheiro próximo de Obama, também criticou as imagens.
“Os americanos do futuro enxergarão os Obama como figuras queridas, enquanto Trump será lembrado como uma mancha em nossa história”, publicou na rede X.
Contexto
Obama é o único presidente negro na história dos Estados Unidos e apoiou Kamala Harris na campanha de 2024.
Trump mantém uma rivalidade antiga com Obama (2009-2017), ressentido pela popularidade do democrata e pelo fato de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.
Durante seu segundo mandato, Trump intensificou o uso de imagens produzidas por inteligência artificial em suas publicações na Truth Social e em outras plataformas, frequentemente para se exaltar e zombar de seus críticos.
No ano anterior, Trump compartilhou um vídeo gerado por IA que mostrava Barack Obama preso no Salão Oval e depois das aulas.
Em seguida, divulgou um clipe manipulado do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, exibindo um bigode falso e chapéu de mariachi, o qual classificou como racista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login