Mundo
Rússia vai agir se Groenlândia virar base militar
Rússia alertou nesta quarta-feira (11) que tomará providências militares caso o Ocidente aumente sua presença bélica na Groenlândia.
Nas últimas semanas, alguns países europeus enviaram pequenas unidades militares para a Groenlândia, depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestar interesse em anexar a ilha ártica.
“É claro que, caso a Groenlândia se torne militarizada e se criem bases voltadas contra a Rússia, reagiremos com medidas apropriadas, inclusive no aspecto técnico-militar”, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante seu discurso no Parlamento russo.
A Groenlândia, que possui cerca de 57.000 habitantes, é um território autônomo da Dinamarca há muitos anos.
No mês passado, Trump desistiu da ideia de anexação após afirmar ter fechado um acordo preliminar com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para aumentar a influência dos EUA na região.
Anteriormente, ele havia avisado que, se os Estados Unidos não tomassem o controle da Groenlândia, a Rússia ou a China poderiam fazê-lo.
“Essa questão deve ser resolvida entre os Estados Unidos, a Dinamarca e a Groenlândia”, comentou Lavrov. Ele também criticou a Dinamarca por tratar os moradores da Groenlândia como menos importantes.
Autoridades da Groenlândia afirmaram que a proteção da sua soberania e integridade territorial é um limite absoluto em qualquer negociação com Washington.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login