Conecte Conosco

Mundo

Carnaval alemão com sátira política critica Putin e Trump

Publicado

em

Cem milhares de pessoas participam nesta segunda-feira (16) do tradicional carnaval de Rosenmontag na Alemanha, especialmente nas ruas de Düsseldorf, onde desfilam carros alegóricos com caricaturas de líderes internacionais como Vladimir Putin e Donald Trump.

Os foliões usam fantasias coloridas enquanto acompanham as esculturas de papel machê do artista Jacques Tilly, conhecido por suas obras satíricas. O artista enfrenta um processo na Rússia por suposta difusão de informações falsas sobre o Exército russo e será julgado à revelia em Moscou no dia 26 de fevereiro. Em entrevista, Jacques Tilly classificou as acusações como absurdas e prometeu continuar produzindo obras críticas ao líder russo, que invadiu a Ucrânia há quatro anos e reprime opositores.

Segundo Tilly, a cultura do debate pode ser polêmica, mas isso não é aceito na Rússia atual.

O presidente do Parlamento da Renânia do Norte-Westfália, André Kuper, apoiou o artista, ressaltando que o processo na Rússia demonstra como apenas democracias defendem a liberdade e o Estado de direito.

Dentre as esculturas destacam-se a de Putin vestido com uniforme militar cravando uma espada em um bobo da corte com o chapéu identificado como “sátira” e outra em que o presidente russo pilota um drone com as cores do partido de extrema direita pró-Rússia, Alternativa para a Alemanha, que é hoje uma força de oposição no país.

Além disso, Tilly retrata Trump em combate de boxe contra um Jesus que usa camiseta com os dizeres “Amor e Humanidade”.

O chanceler alemão Friedrich Merz aparece numa escultura montado em um esqueleto de dinossauro, símbolo da indústria automobilística em crise, fazendo referência a seus esforços para revogar a proibição na Europa, prevista para 2035, de veículos novos que não sejam elétricos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados