Brasil
Pane em aeroportos de São Paulo deixa passageiros presos em aviões por mais de uma hora
Uma falha no sistema de controle do tráfego aéreo na região de São Paulo provocou, na manhã desta quinta-feira, a interrupção dos pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, afetando a principal rede aérea do país e gerando muitas reclamações nas redes sociais.
Passageiros relataram longos períodos confinados dentro das aeronaves, falta de informações e condições desconfortáveis durante a paralisação. Nas redes sociais, usuários descreveram o clima de incerteza. “Estamos parados dentro de um avião em Guarulhos há mais de uma hora. O piloto informou que não há informações sobre o ocorrido”, comentou um internauta.
Outro usuário afirmou que os voos estavam suspensos e que permanecia a bordo “há uma hora e dez minutos, sem ar-condicionado e sem notícias externas”.
Vôos nos aeroportos de São Paulo (Guarulhos, Congonhas e Viracopos) estão temporariamente suspensos devido a uma falha no controle do tráfego aéreo. Passageiros passam por situações difíceis a bordo, sem informações claras das equipes de operação.
Também houve relatos de passageiros em outras rotas afetadas, como um usuário que disse estar retido no avião esperando para decolar de Brasília para Congonhas, sem receber atualizações da tripulação.
Segundo relatos, a paralisação atinge todos os aeroportos da região após uma suposta falha no radar de aproximação, e funcionários afirmaram nunca ter presenciado uma situação semelhante.
Falha no sistema e impactos operacionais
Concessionárias informam que a interrupção está relacionada a um problema no controle do tráfego aéreo na área metropolitana de São Paulo. A Aena, responsável pelo aeroporto de Congonhas, comunicou que recebeu aviso sobre o problema e que as causas deverão ser esclarecidas pela Força Aérea Brasileira, que controla o espaço aéreo nacional.
Em comunicado, a concessionária disse estar adotando medidas para amenizar os transtornos para os passageiros e orientou que detalhes sejam buscados junto à autoridade aeronáutica. Já a GRU Airport, que administra Guarulhos, afirmou que a paralisação não decorre de problemas internos no aeroporto.
Informações preliminares indicam que um incêndio pode ter atingido o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, que gerencia o tráfego aéreo na região. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas as causas e extensão dos danos ainda não foram divulgadas.
A normalização dos voos depende da restauração do sistema de controle aéreo e até o momento não há previsão oficial para o retorno completo às operações.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login