Conecte Conosco

Notícias Recentes

AgroBrasília 2014 deverá movimentar R$ 700 milhões

Publicado

em

A 7ª edição da AgroBrasília será realizada entre os dias 13 e 17 de maio. A feira promete atrair cerca de 80 mil visitantes e movimentar R$ 700 milhões em negócios agropecuários, segundo a organização do evento. A entrada é gratuita.

“Além de permitir que os produtores adquiram máquinas, equipamentos e insumos, o evento é muito importante devido à questão tecnológica, não só negocial. Ali estão instalados diversos campos demonstrativos, seja para a agricultura familiar ou para a agricultura empresarial, onde o visitante, o agricultor e a sua família podem ter contato com diversas inovações tecnológicas”, frisou o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão.

Segundo o coordenador-geral da feira, Ronaldo Triacca, para a edição deste ano os destaques são a área internacional, onde haverá uma rodada de negócios, e o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), que neste ano mudou para um local melhor.

Os visitantes poderão adquirir produtos, participar de workshops, seminários e palestras. Entre eles, o 1º Seminário de Economia Agrícola da AgroBrasília, no dia 16, que pretende aproximar o setor rural produtivo do meio acadêmico, com um debate qualificado sobre os impactos econômicos e ambientais da produtividade das lavouras brasileiras. Palestrantes renomados das principais universidades e instituições do país vão expor resultados e desafios para o agronegócio nacional.

Diferentemente dos anos anteriores, em que apenas recebia a visita de comitivas de fora do Brasil, a AgroBrasília 2014 vai destinar um espaço exclusivo para cerca de 30 países, principalmente da América do Sul e África, apresentarem suas novidades.

“Muitos países africanos, a maioria em desenvolvimento, podem buscar tecnologias avançadas que utilizamos e aplicá-las. Mas também há interesse comercial de alguns países em buscar aqui no Brasil tecnologia de maquinário”, explicou Triacca.

Outra novidade é o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, mantido pelo GDF por meio da Secretaria de Agricultura, Emater e Ceasa, e que este ano está maior. “Nele, os técnicos da Emater apresentam as rotas tecnológicas, que são caminhos com vários cultivos e técnicas de criação. Ao passar pelas rotas, o agricultor familiar aprende sobre novas tecnologias e tem a oportunidade de vê-las aplicadas”, explicou o secretário de Agricultura.

O Evaf, coordenado pela Emater-DF, aumentou de 28 mil para 40 mil metros quadrados. Durante todos os dias de evento, os visitantes vão receber orientação técnica sobre diversos temas e poderão levar para casa o Caderno de Inovações Tecnológicas, com o passo a passo para desenvolver em sua propriedade o que foi apresentado nesse espaço.

Neste ano, o Evaf apresentará nove rotas (horticultura, leite, avicultura, floricultura, piscicultura, fruticultura, agroecologia, legislação ambiental e dinâmica de máquinas e tecnologias adaptadas) com tecnologias de baixo custo e demonstração de métodos de produção orgânica e convencional em harmonia com as práticas agroecológicas.

 O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, local da feira, passou por diversas mudanças logísticas e estruturais para melhor atender o público. Uma das novidades é que o espaço foi totalmente asfaltado, além de ter ganhado grama e projeto paisagístico. A área para exposição também aumentou e acabou atraindo mais expositores que no ano passado.

SERVIÇO:

Agrobrasília 2014 (Feira de Tecnologias e Negócios)

Entrada franca

13 a 17 de maio (terça a sábado)

De 9h as 18h

Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5,

(sentido Brasília-Unaí-MG)

Clique aqui para ver as rotas da Evaf

Saiba mais no site www.agrobrasilia.com.br

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados