Conecte Conosco

Tecnologia

Apple A9: o que esperar do próximo processador do iPhone?

Publicado

em

Faltando um pouco menos de um mês para a chegada da nova linha de produtos da Apple, o site 9to5Mac especula como será o chip que vai controlar os aparelhos. As hipóteses são baseadas em informações que já vazaram na imprensa especializada e no histórico de lançamentos da fabricante. O processador A9 deve equipar dispositivos como o iPhone 6S e o iPod Touch e, seguindo a evolução natural, será mais rápido que o A8.

Um rumor recente sugere que o iPhone 6S, equipado com o processador A9, poderia atingir a pontuação de 1.921 no aplicativo Geekbench, usando apenas um núcleo, ou 4.873 pontos em uma situação multi-core. Apenas como um comparativo, o atual processador A8 atinge a marca de 1.610 e 2.890 pontos, respectivamente. Logo, o aumento seria de 69% em uma situação multi-core.
Suposto resultado no Geekbench coloca o A9 69% mais rápido que o A8 (Reprodução/9to5Mac)
Suposto resultado no Geekbench coloca o A9 69% mais rápido que o A8 (Reprodução/9to5Mac)

A publicação também traz uma imagem vazada da placa de circuito do iPhone 6S que, comparada com a placa do iPhone 6, não demonstra nenhuma mudança visual. Entretanto, segundo fontes consultadas pelo site, o novo processador A9 poderá ter processo de fabricação de 14 a 16 nanômetros, contra 20 da geração anterior, o que garante a presença de mais transistores em um mesmo espaço. Assim, o A9 pode ter mais eficiência em processamento e consumo de energia.

Visualmente, as duas placas são idênticas (Reprodução/9to5Mac)
Visualmente, as duas placas são idênticas (Reprodução/9to5Mac)
saiba mais

Ainda de acordo com o site, este ganho de desempenho do A9 poderia ser usado pelo iPod touch ou iPhone 6S para processamento de vídeos em 4K e execução de aplicativos mais complexos. Se os rumores se confirmarem, o novo chip móvel da fabricante pode ser tão poderoso quanto aqueles usados em iMacs de 2009,MacBook Pro de 2010 ou mesmo no MacBook Air 2011.

Vale lembrar que, mesmo que o novo processador consiga atingir um desempenho muito maior que seu antecessor, a Apple pode limitar essa potência para favorecer o desempenho da bateria, mantendo a política utilizada em produtos anteriores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados