Conecte Conosco

Notícias Recentes

Associações do DF se unem na luta contra o racismo

Publicado

em

Com música, dança e ações sociais, associações da capital e do Entorno sensibilizam, difundem e promovem a cultura afrodescendente. Os recentes ataques a terreiros impulsionam a formação e a união desses grupos

20151204011748616969a

No Dia Nacional do Samba, os Filhos de Dona Maria e outros grupos se reuniram na Rodoviária do Plano Piloto contra o racismo

Lutar contra o racismo é uma tarefa diária. Em Brasília, ainda são frequentes as ofensas raciais. Além disso, nos últimos meses, foram registrados pelo menos 14 ataques a terreiros de matriz africana no Distrito Federal e no Entorno, o que reforça a intolerância na região. O mais recente deles ocorreu na última terça-feira, em Valparaíso, onde parte do templo Ile Aira Axe Mersan Orun acabou destruído por vândalos (leia reportagem abaixo). Nesse cenário, muitos grupos de música e dança que promovem ações sociais surgem no cenário brasiliense para discutir, sensibilizar e disseminar o tema.

O preconceito e a humilhação sofridos por uma turma de sete dançarinos negros, tachados de gangue, fizeram com que o Grupo Cultural Azulim fosse fundado em Sobradinho 2, há 20 anos. O diretor-presidente da associação, Iranildo Gonçalves, 44 anos, explica que a base da entidade é o fortalecimento da cultura afrodescendente. Hoje, cerca de 300 pessoas da comunidade participam de aulas de hip-hop, caratê, capoeira, dança terapêutica, oficinas de capacitação e de uma casa de recuperação para dependentes químicos. “Em todas as atividades, nas músicas, nos trabalhos e nas pesquisas, sempre trazemos à tona a cultura negra. A gente se autoafirma todos os dias”, explica.

Assim como o Azulim, o Grupo Nzinga de Capoeira Angola oferece aulas há 14 anos, na Asa Norte e no Varjão. Fazem parte do projeto cerca de 40 alunos. Segundo o coordenador, Dênis Rodrigues da Silva, o movimento surgiu em torno da capoeira ritualística e reafirma a origem africana da atividade. “A gente insiste na nossa similaridade com o candomblé. As nossas noções, principalmente de comunidade, ancestralidade, princípios educativos, movimentação e músicas, remetem aos mestres mais antigos. Se, por um lado, existem o aumento do reconhecimento e o respeito às gerações negras, por outro, estamos só no começo. Os ataques a terreiros que aconteceram, por exemplo, são ataques a nós mesmos”, disse.

Musicalidade
No terreiro Ilê Ase Ode Fun Mi Layo, em Sobradinho, surgiu, há quatro meses, o Afoxé Ode Igbo. Após os ataques a templos de cultura afro-brasileira, o grupo musical se uniu para desmistificar o candomblé. Eles usam instrumentos como agogô, xequerê e três atabaques do candomblé. No fim de novembro, eles se apresentaram no Festival Samba de Coco e Maracatu, no Paranoá, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “À época, nós vimos a movimentação de outros templos para difundir a cultura e a religião do candomblé, que ainda é vista por muitos como algo macabro. Apesar de ser um movimento mais cultural, não queremos deixar de lado a parte religiosa, para mostrar como realmente é”, explicou o presidente do grupo, Rafael Siqueira da Silva.

Os Filhos de Dona Maria recorrem ao cavaquinho, ao violão e à percussão para fazer samba e misturar chula, igexá, maxixe, ciranda, maracatu, afoxé, jongo e a musicalidade da capoeira. Quatro músicos se inspiram nos tambores e nos temperos do terreiro de matriz africana. Começaram há três anos no Ilê Axé T’ojú Labá, no bairro Jardim ABC, na Cidade Ocidental. “O nosso intuito é tirar de dentro do terreiro e levar para as ruas, para as pessoas entenderem o que é a energia, a cultura do negro. As nossas letras falam sobre a valorização do negro, a cultura dos orixás, Zumbi dos Palmares, Mandela, capoeira”, detalha Vinicius de Oliveira, 29 anos, um dos integrantes do grupo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados