Conecte Conosco

Destaque

Campanha de vacinação contra gripe termina sem atingir meta de cobertura entre crianças, gestantes e puérperas no DF

Publicado

em

Vacinação contra Gripe no DF termina sem atingir metas entre crianças, gestantes e puérperas — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou na terça-feira (30). No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a capital não atingiu a meta de imunização para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, as puérperas.

De acordo com a pasta, a previsão era imunizar 90% desta população, meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Até o último levantamento, divulgado nesta quarta-feira (1º), entre 45,5% e 68,3% das pessoas dos grupos de risco tinham sido vacinadas (veja detalhes abaixo).

Com o fim da campanha, as doses remanescentes estarão disponíveis para toda a população do DF, enquanto houver estoque, explica a secretaria

A vacina aplicada, de graça, nos postos de saúde previne contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

Taxa de cobertura em cada público-alvo

  • Crianças de dois anos a menores de cinco anos: 45,5% de cobertura;
  • Adultos entre 55 e 59 anos: 49,3% de cobertura;
  • Gestantes: 55,1% de cobertura;
  • Crianças com cinco anos: 57% de cobertura;
  • Puérperas: 63,8% de cobertura;
  • Professores: 65,2% de cobertura;
  • Crianças de seis meses a menores de dois anos: 68,3%.

Importância da vacina

A enfermeira da área técnica da Secretaria da Saúde, Fernanda Ledes, destaca a importância da vacinação, especialmente, nesta época do ano em que há um aumento na circulação de diversos vírus respiratórios. Ela explica que a vacina contra a gripe não previne contra o novo coronavírus, mas ajuda a descartar a possibilidade do paciente ter Covid-19, quando sujeito à testagem.

“Além disso, um paciente protegido contra o vírus influenza evita a sobrecarga e a confusão nos sistemas de saúde”, apontam os médicos. A enfermeira Fernanda explica também que a preocupação em estar imunizado deve ser redobrada com a volta das atividades não essenciais e as medidas para relaxar o isolamento social.

“Com a abertura gradual das atividades e a volta da circulação das pessoas, todos devem estar vacinados, não apenas para Influenza, mas para outras doenças como, por exemplo, o sarampo, que está em circulação ativa no Brasil e no Distrito Federal.”

Dose da vacina da gripe no Distrito Federal — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Dose da vacina da gripe no Distrito Federal — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Todas as vacinas do “Calendário Nacional de Vacinação” estão disponíveis nas 128 salas de vacinas do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Saúde, neste ano foram disponibilizadas 961.920 doses de vacina contra a gripe na rede públicada do DF desde o início da campanha, em 23 de março. Até a última semana, 860.197 dessas doses haviam sido aplicadas.

A pasta explica que, nesta quarta-feira, o local que armazena as vacinas para distribuição tinha 57.308 doses remanescentes da campanha. Essas doses serão distribuídas “conforme a necessidade de cada unidade”.

De acordo com a secretaria, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que estendessem a vacinação – para todas as pessoas – até quando durarem os estoques.

“Em todo o país, mais de 18 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram”, disse a Secretaria de Saúde do DF.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados