Conecte Conosco

Notícias Recentes

Chefes e assassinos do PCC estão entre os mais procurados

Publicado

em

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (8/12) uma nova lista nacional dos criminosos mais procurados do país. Em São Paulo, destacam-se sete indivíduos ligados ao tráfico internacional de drogas, assassinatos, sequestros e crimes de grande repercussão.

Desta lista, sobressai André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos maiores fornecedores de cocaína do Primeiro Comando da Capital (PCC) para a Europa, que está em fuga desde 2020, após ter sido beneficiado por uma liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi anulada em seguida, mas ele já havia desaparecido.

O Projeto Captura criou esta “lista vermelha” para destacar fugitivos de alta periculosidade, com até oito nomes indicados por cada estado, o que facilita o trabalho das autoridades no combate ao crime organizado.

Além de André do Rap, a lista inclui indivíduos envolvidos em assassinatos encomendados pela organização criminosa, suspeitos de homicídios brutais, criminosos com atuação em diversos estados e integrantes de quadrilhas.

Destacados na lista

  • André Oliveira Macedo — “André do Rap”: considerado um dos líderes do tráfico internacional do PCC, responsável por enviar grandes quantidades de cocaína para a Europa pelo Porto de Santos. Está foragido desde 2020 e seu paradeiro é desconhecido.
  • Cícero Oliveira dos Santos: procurado desde 1997 por homicídio e outros crimes graves, como o latrocínio que vitimou um delegado, seu familiar e um escrivão em São Roque, em 2007.
  • Diego dos Santos Amaral — “Didi”: ligado ao PCC e apontado como um dos mandantes do assassinato do corretor e delator Vinícius Gritzbach no Aeroporto de Guarulhos, em 2024. Está indiciado por homicídio doloso.
  • Emílio Carlos Gongorra Castilho — “Cigarreira” ou “Bill”: outro mandante do assassinato de Gritzbach, é um dos principais traficantes do PCC em São Paulo, com ligações até com outras facções no Rio de Janeiro. Coordenou a execução junto a Didi.
  • Horácio Nazareno Lucas: acusado de estuprar e assassinar a própria filha de 13 anos a facadas, em São Roque, em 2018, crime que causou grande comoção.
  • Kauê do Amaral Coelho: suspeito de atuar como informante no assassinato de Gritzbach, teria recebido dinheiro de empresas investigadas pela Operação Falso Mercúrio.
  • Willian Gaona Becerra: argentino de 51 anos, integrante do grupo que sequestrou o publicitário Washington Olivetto em 2001. A quadrilha era liderada pelo guerrilheiro chileno Maurício Norambuena. Está foragido desde então.
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados