Conecte Conosco

Notícias Recentes

Chuva e Ciclone Causam Transtornos em São Paulo pelo Segundo Dia

Publicado

em

Após um dia inteiro de chuva intensa na terça-feira e um recorde de congestionamento na cidade de São Paulo, a quarta-feira (10/12) continuou marcada por transtornos devido a ventos que chegaram a quase 100 km/h. Essas rajadas fortes aconteceram durante um ciclone extratropical que se formou na região sul do Brasil.

A ventania afetou o transporte aéreo e terrestre, levando ao fechamento de parques na cidade. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamadas relacionadas a quedas de árvores.

Ao longo do dia, mais de 2,2 milhões de residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica na região metropolitana e na capital paulista. De acordo com a Enel, cerca de 1.300 equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) comunicou que o abastecimento de água também foi afetado em São Paulo e em pelo menos nove cidades da região metropolitana. A falta de eletricidade prejudica o bombeamento de água para as casas.

No âmbito do transporte, a ventania resultou em interrupções nas linhas 4-Amarela e 10-Turquesa do metrô, provocando falhas elétricas e aumento dos intervalos entre os trens. Passageiros enfrentaram atrasos nas estações e embarques lentos durante a manhã.

Devido aos ventos fortes, companhias aéreas cancelaram voos e redirecionaram pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas. A concessionária responsável informou que houve o cancelamento de 45 voos de chegada e 48 de partida por motivos operacionais, decisões das companhias aéreas, controle de tráfego aéreo e ajustes na malha aérea.

Os ventos intensos chegaram até a balançar edifícios na capital paulista, causando desconforto, tontura e náuseas em trabalhadores da região da Avenida Faria Lima, na zona oeste. Também foram relatados tremores, falhas de elevador e interrupções no fornecimento de energia. Objetos com líquidos, como garrafas e copos, se moviam devido ao impacto das rajadas de vento.

Para quinta-feira (11/12), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê que a chuva irá diminuir, com o sol aparecendo entre nuvens ao longo do dia, embora os ventos ainda devam persistir. A temperatura deve variar entre 20°C na madrugada e pode atingir até 28°C durante a tarde. A umidade do ar apresentará pequena queda, ficando entre 42% e 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados