Conecte Conosco

Tecnologia

Congresso ABIPTI fomenta parcerias inovadoras

Publicado

em

É praticamente consenso entre instituicões inovadoras que os caminhos para o crescimento do desenvolvimento tecnológico de um país passam por um alinhamento estratégico dos atores envolvidos no setor. Muitos destes contatos permitem a criação de cooperações e/ou novos negócios que permitem a geração de uma cultura inovadora, que tem impactos sociais e econômicos.

Com o objetivo de promover a interação entre institutos de tecnologia, empresas e entes governamentais, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) estabeleceu em seu Congresso o espaço “Conexão e Negócios”. Nos dois dias do evento, o ambiente recebeu mais de 30 empresas, além de outros 50 entes de Ministérios e agências de fomento que conversaram em reuniões bilaterais e multilaterais sobre assuntos como internacionalização de empresas, investimentos, mercado e parcerias.

Na avaliação do presidente da ABIPTI Paulo Foina, “gerar oportunidades de estreitar relações entre os setores faz parte da missão da instituição como uma das líderes do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, disse.

Um dos coordenadores do espaço Conexão e Negócios, Felipe Seabra, que é fundador da Pangea International, empresa especializada em comércio exterior, destacou a importância de promover espaços interativos como o oferecido pela ABIPTI em seu Congresso.

“O ambiente de conexão e novos negócios se mostra como um projeto preponderante para a articulação e alinhamento de demandas e expectativas entre entes públicos e privados. Ele possibilita sinergias nestes setores e impacta positivamente a alavancagem e evolução do ecossistema de inovação científica tecnológica nacional”.

Coordenadora-geral de Empreendedorismo inovador e novos negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Roberta Romancini, que também é líder do InovAtiva – hub de inovação da pasta junto com o Sebrae, apontou que o espaço “proporcionou novas conexões, ampliando nossa rede de networking para a busca constante de melhorias e avanços para o Hub InovAtiva”.

Fundador e CCO da startup NoLeak, Nicolau Ramalho reforça que: “Não existe pesquisa e desenvolvimento sem sustentabilidade de mercado. A conexão entre a iniciativa privada, fundos de P&D e órgãos de financiamento é o norte que orienta com eficiência os caminhos da inovação para a sociedade”, disse.

Todas as ações realizadas no espaço Conexão e Negócios do Congresso ABITPTI seguirão sendo acompanhadas pela entidade e parceiros. A ideia é de que haja eventos deste nicho no ano que vem.

ABIPTI

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados