Conecte Conosco

Centro-Oeste

DF inicia 4º Carnaval Sem Assédio para proteger mulheres

Publicado

em

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) lançou nesta sexta-feira (6), às 14h, o cronograma da campanha Carnaval Sem Assédio, que acontece pelo quarto ano seguido. O programa tem como foco evitar e combater o assédio e a violência contra mulheres durante o Carnaval.

Durante a ação, equipes da SMDF visitam bares, blocos de carnaval e comércios em diferentes regiões administrativas do DF para informar, orientar e apoiar. A iniciativa alerta foliões, comerciantes e trabalhadores do entretenimento sobre a importância do respeito e destaca os canais disponíveis para denúncias de violência de gênero, que costumam aumentar nesta época.

Com o lema “Não acabe com a minha festa”, cerca de 3 mil cartazes e adesivos foram distribuídos desde 2 de fevereiro por aproximadamente 90 servidores da Secretaria. Os materiais são colocados em locais muito frequentados, como banheiros e entradas de bares e restaurantes, para alcançar o máximo de pessoas. Os cartazes contêm um QR Code que leva ao site da Secretaria da Mulher e os principais contatos para denúncias: 190 (Polícia Militar), 156 – opção 6 (Central do GDF) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).

“O Carnaval é um momento de alegria e nenhuma mulher deve ter esse direito prejudicado por atitudes de desrespeito ou violência”, enfatiza a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. “Com a atuação de todo o GDF, queremos garantir um carnaval seguro, com respeito, orientação e acolhimento para as mulheres”.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), não foram registradas ocorrências de assédio nos dois últimos carnavais, resultado das ações preventivas, da presença do poder público e do fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

“Estar presente nos blocos, bares e em espaços de grande movimento é fundamental”, destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “O Carnaval Sem Assédio é uma ação que salva vidas, pois informa, orienta e mostra às mulheres que elas não estão sozinhas. O respeito faz parte da festa”.

A campanha segue o Protocolo Por Todas Elas, instituído pelo Decreto nº 45.772/2024, que regulamenta a Lei nº 7.241/2023. Esse protocolo orienta que espaços públicos e privados adotem medidas para garantir segurança, proteção e apoio às mulheres vítimas de violência, assédio ou importunação sexual, reforçando a cooperação da rede de proteção durante grandes eventos.

Serviço
Dia: 06/02
Hora: 14h
Local: New Mercaditto – 201 Sul

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados