Conecte Conosco

Notícias Recentes

DF terá bicicletas para uso de moradores e turistas

Publicado

em

As ruas do Plano Piloto ganharão estações de bicicletas disponíveis para a população. A novidade será implantada, em fase experimental, ainda este ano. O edital de chamamento público para as empresas que quiserem oferecer o serviço foi publicado no Diário Oficial do DF desta terça-feira (01) e a escolha da vencedora ocorrerá no dia 11 de abril.

“Com essas bicicletas o usuário pagará um valor simbólico de no máximo R$ 10 para fazer um cadastro. A partir disso, ele poderá utilizar a bicicleta por uma hora, deixá-la em uma estação, e 15 minutos depois, para garantir a rotatividade, pode usá-la novamente quantas vezes quiser. Primeiro faremos na zona central, como teste, e depois levaremos às outras cidades”, explicou o subsecretário de Administração Geral, da Secretaria de Governo (Segov), Eduardo Alvares.

Mediante cadastro, o morador do DF ou turista poderá utilizar as bicicletas que serão disponibilizadas em locais estratégicos e deixá-las em outras estações, de acordo com a rota traçada pelo usuário. A novidade pretende estimular novas formas de transporte pelo centro da capital do País e, futuramente, nas demais regiões administrativas.

Como as bicicletas serão usadas inicialmente para teste, não será necessário fazer uma licitação e também não haverá custo para o Estado. Após a aprovação do sistema, se houver interesse do GDF, esse benefício se tornará uma política pública e o serviço será licitado.

De acordo com Alvares, a empresa vencedora da seleção terá 20 dias após a assinatura do contrato para instalar as estações e também para oferecer as bicicletas. Um dos critérios, conforme explicou o subsecretário, será a quantidade de equipamentos oferecidos. O edital prevê o mínimo de 10 estações e 100 bicicletas.

Os interessados devem apresentar os envelopes com os documentos para habilitação, projeto executivo e proposta técnica até as 9h do dia 11 de abril na sala da Comissão Especial de Seleção Pública da Segov. No mesmo dia, às 10h, serão abertos os envelopes com os documentos.

A Segov fica no anexo do Palácio do Buriti, 4º andar, Sala 2. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3961-4790/4610 .

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados