Conecte Conosco

Notícias Recentes

Eleita nova diretoria do Conselho de Saúde do Distrito Federal

Publicado

em

Os novos membros do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) foram eleitos ontem (12), em pleito realizado no plenário do órgão. A entidade, que possui 56 membros conselheiros, sendo 28 titulares e 28 suplentes, atua monitorando as políticas públicas de saúde no DF.

“(A eleição) é a democratização dos Conselhos de Saúde e a diversificação da representatividade dos membros que podem ser o usuário e o trabalhador da saúde”, destacou o presidente recém-eleito com 22 votos, o servidor Helvécio Ferreira Lima, que representa os gestores da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

Os escolhidos para a mesa diretora foram Raimundo Nonato Lima e Domingos de Brito Filho para representar os usuários, e João Cardoso da Silva a frente dos trabalhadores da saúde. Os membros eleitos atuarão até o fim de 2014.

O CSDF está vinculado à SES e é formado por 50% de instituições e movimentos representativos de usuários e outros 50% por entidades de trabalhadores da área de saúde, membros do governo e de entidades prestadoras de serviços privados de saúde conveniados, ou sem fins lucrativos.

O Conselho é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo, que tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

“Compete a ele (ao CSDF) aprovar o orçamento da saúde do DF, assim como, acompanhar a sua execução orçamentária”, destacou a secretária-executiva do CSDF, Ivanda Martins Cardoso, ao destacar que também é responsabilidade do grupo aprovar o Plano de Saúde do DF a cada quatro anos.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados