Mundo
EUA realiza primeira venda de petróleo da Venezuela
Os Estados Unidos concluíram sua primeira venda de petróleo venezuelano, marcando o início das operações no setor que Washington controla desde a captura do ex-presidente Nicolás Maduro.
De acordo com uma fonte oficial americana, a transação atingiu 500 milhões de dólares (cerca de 2,7 bilhões de reais), e é esperado que outras vendas ocorram nas próximas semanas.
Um representante da Casa Branca afirmou que o acordo energético, negociado pelo presidente Donald Trump, é histórico e trará benefícios tanto para os povos americano quanto venezuelano.
Na semana anterior, Trump havia informado que as autoridades provisórias da Venezuela entregariam entre 30 a 50 milhões de barris de petróleo sancionado e de alta qualidade aos EUA, o que equivale a um ou dois meses de produção.
O presidente deixou claro seu objetivo de controlar as receitas provenientes da venda desses barris e incentivou as grandes petrolíferas a explorarem amplamente as reservas do país sul-americano.
Trump enfatizou aos executivos das companhias que desejava negociações diretas com os EUA, sem intermediários venezuelanos.
No fim de semana, o presidente americano assinou um decreto de emergência para proteger os ativos venezuelanos nos Estados Unidos, incluindo as receitas do petróleo, para evitar que sejam confiscados por tribunais ou credores.
Segundo um porta-voz da Casa Branca, o objetivo é defender o continente americano contra grupos terroristas, traficantes de drogas e países adversários que tentam tirar vantagem da situação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login