Conecte Conosco

Brasil

Fogo destrói prédio histórico de escola no Paraná

Publicado

em

Um incêndio atingiu, na tarde deste sábado, 4, o prédio antigo do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, localizado em Paranaguá, no litoral do Paraná.

De acordo com o governo estadual, os bombeiros controlaram o fogo e não houve feridos, embora os prejuízos materiais ainda estejam sendo avaliados.

O prédio, inaugurado em 1927, é protegido pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 1991 e atende mais de 1,6 mil estudantes distribuídos em 53 turmas, principalmente do ensino médio.

Esta instituição é uma escola técnica tradicional, reconhecida principalmente pelos cursos de formação de professores.

Lázaro Rosa expressou sua tristeza: “O Instituto de Educação de Paranaguá, que é patrimônio cultural do Paraná com quase 100 anos de história, foi destruído por um incêndio. Minha solidariedade a todos os alunos, professores e funcionários.”

Segundo informações da administração estadual, o fogo teve início por volta do meio-dia. Para combater as chamas, 45 bombeiros, sete viaturas, brigadistas de empresas locais e caminhões-pipa da prefeitura foram mobilizados.

Roni Miranda, secretário de educação do Paraná, disse à imprensa: “É uma grande perda, o prédio era muito bonito e estava prestes a ser restaurado”. Ele também informou que no momento do incêndio a escola estava vazia, já que as aulas haviam sido suspensas desde quarta-feira devido ao feriado de Páscoa.

As causas do incêndio ainda estão sob investigação conduzida pela Polícia Científica e Polícia Civil do Paraná.

Imagens aéreas feitas por drone mostraram o telhado da escola completamente tomado pelo fogo e uma espessa fumaça preta.

O governo do Paraná informou que, após liberação da área pelos bombeiros, será realizado um levantamento detalhado dos danos para definir as providências necessárias. Os estudantes serão temporariamente transferidos para outras unidades escolares.

Recuperação

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), requisitou que a Secretaria de Estado da Educação forme um grupo especial para avaliar os estragos com rapidez e possibilitar a restauração rápida da escola.

O instituto pertence à rede estadual de ensino, que conta com outras duas unidades semelhantes em Curitiba e Ponta Grossa.

A Secretaria da Educação enviará engenheiros do seu quadro e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para analisar a extensão dos danos e definir os passos para a recuperação do prédio.

Conforme comunicado oficial, equipes técnicas do Núcleo Regional de Educação e da engenharia da secretaria acompanham a situação no local. A gestão está empenhada em realizar a restauração o quanto antes e garantir a realocação dos alunos, para que não tenham prejuízo no aprendizado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados