Conecte Conosco

Notícias Recentes

Forças armadas no combate a Dengue

Publicado

em

O combate à dengue no Distrito Federal ganhou o apoio das Forças Armadas a partir desta quarta-feira (11). Até o dia 28 de fevereiro, 20 militares do Exército Brasileiro, 11 da Aeronáutica e 15 da Marinha irão de porta em porta para intensificar os trabalhos de prevenção à doença. A Fercal foi a área escolhida para dar início à ação.

“Queremos agradecer às Forças Armadas pelo reforço nessa grande missão de saúde pública no combate à dengue do DF”, declarou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.

Os militares passaram por treinamento na última segunda e terça-feira (9 e 10) de como realizar o levantamento de índices da dengue e como orientar a comunidade. “Eles receberam informações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, estratégias para abordar os moradores e onde procurar os focos”, comentou Marília. De acordo com a subsecretária, eles são acompanhados por agentes da Vigilância Ambiental.

O recruta Klinton, que atua na Marinha, considera importante o trabalho de prevenção. “Estou achando legal ajudar a comunidade no combate ao mosquito transmissor. Essa é uma ação que traz benefícios a todos, até mesmo para nós que estamos em campo”, afirmou.

Para o 3º sargento Ryller, do Exército, o trabalho agrega novos conhecimentos. “Trata-se de uma atividade completamente diferente da que exercemos habitualmente. Essa nova missão contribui e muito para o nosso aprendizado”, comentou.

Moradora da Fercal, a autônoma Maria de Jesus Souza, aprovou a atuação dos militares. “Essa visita foi uma surpresa. Achei bom porque já estamos acostumados com os agentes da vigilância, que sempre passam e são nossos conhecidos. Espero que outros moradores recebam os militares de portas abertas, como eu os recebi”, disse.

Os meses com maior ocorrência de casos de dengue no Distrito Federal foram março, abril e maio, que responderam por 67,9% dos casos ocorridos no período de janeiro a dezembro de 2013. A Secretaria de Saúde do DF (SES) informou que 22 pessoas foram identificadas com dengue grave e nove morreram.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados