Conecte Conosco

Tecnologia

Galaxy Gear 2 poderá vir com Tizen em vez de Android

Publicado

em

A Samsung pode deixar de lado o Android na próxima versão de seu smartwatch. A poucos dias da MWC 2014, rumores indicam que a companhia coreana equipará a segunda geração do Galaxy Gear com oTizen, sistema operacional móvel de código aberto criado em parceria com a Intel.

O motivo da mudança ainda é incerto, mas uma possibilidade seria a lentidão com que o Tizen vem sendo aceito pela comunidade de desenvolvedores e parceiros comerciais. Uma operadora de telefonia japonesa, por exemplo, desistiu de vender smartphones com o sistema operacional este ano. Com esta ação, a Samsung espera dar ao projeto o fôlego necessário para que haja mais interessados em apoiá-lo. Ao mesmo tempo, a empresa poderá obter mais lucros ao oferecer aos donos do relógio serviços exclusivos da marca, sem a obrigação de “prestar contas” ao Google.

Vale lembrar que rumores apontam para uma melhor relação entre Samsung e Google, especialmente após a venda da Motorola para a Lenovo. Espera-se, inclusive, que a Samsung abandone alguns de seus apps para dar preferência às soluções nativas do Android nos dispositivos Galaxy.

Portanto, a escolha do Tizen em detrimento do Android no Gear 2 pode indicar que a Samsung não deixará de lado seu projeto de oferecer uma experiência completa – desde os apps básicos até uma loja própria – a seus usuários, mas sim fazê-lo em uma plataforma diferente.

O Tizen, baseado em HTML5, já se mostrou versátil suficiente para abrigar diversos tipos de equipamentos, incluindo câmeras e notebooks. No MWC 2014, é aguardado ainda o primeiro smartphone da Samsung rodando o sistema, possivelmente o ZEQ 9000, vazado no final de janeiro. Já o Galaxy Gear 2, além do novo sistema operacional, pode trazer ainda um design completamente novo e tela flexível. No software, espera-se mais opções de pareamento, melhoria de desempenho da bateria e recursos de monitoramento da saúde do usuário.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados