Conecte Conosco

Notícias Recentes

GDF começa a distribuir boletos do IPVA 2014

Publicado

em

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal começou a enviar os boletos do IPVA 2014. O vencimento da primeira parcela acontece entre 7 e 11 de abril, de acordo com o final da placa do veículo.

Segundo a pasta, quem optar por pagar a cota única e não tiver dívida com o governo terá desconto de 5% sobre o total do imposto. O desconto também é válido para os usuários da Nota Legal que utilizaram os créditos para abater o valor do tributo. A expectativa é de que benefício seja oferecido a cerca de 250 mil veículos.

Aqueles que não receberem o boleto antes do prazo devem imprimi-lo pelo site da pasta, ir até uma das agências de atendimento da Receita ou postos do Na Hora e lojas do BRB Conveniência. Este ano, aproximadamente 95% da frota obteve redução de até 4,5% devido à desvalorização veicular.

Isenção
Contribuintes que comprarem veículos novos têm a opção de escolher ser isentos do pagamento do imposto no primeiro ano de uso. Caso utilizem o benefício, pagam alíquotas adicionais nos três anos subseqüentes de 0,25% a 0,5%. A concessão do benefício é automática, e é preciso que o proprietário se manifeste por não usufruir em até 30 dias.

O tributo também é isento para deficientes, veículos de embaixada e quem teve o carro furtado ou roubado, desde que registre boletim de ocorrência. No caso do veículo furtado ou roubado, o contribuinte é tributado proporcionalmente aos dias do ano anterior ao evento. Já veículos adquiridos antes de 1998 não necessitam pagar o IPVA por serem isentos.

Penalidades
Parcelas não pagas são acrescidas de multa de 5%, caso o acerto seja realizado dentro do mês de vencimento. Quando há mais de 30 dias de atraso, aplica-se juro de mora de 1% e multa de 10% sobre o valor do imposto.

Além disso, os inadimplentes, total ou parcialmente, podem ser inscritos em dívida ativa na virada do ano e ficam sujeitos a sofrer ação fiscal, não podem participar de licitações, tomar posse em cargos públicos e emitir a certidão negativa de débitos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados