Conecte Conosco

Notícias Recentes

GDF nomeia novo comandante da PM

Publicado

em

O governador Agnelo Queiroz (PT) anunciou nesta quarta-feira (4) o coronel Anderson Carlos de Castro Moura como novo comandante da Polícia Militar do Distrito Federal. Moura substitui Jooziel Freire, que foi exonerado nesta quartadevido ao desgaste provocado pela suspensão do convênio médico dos policiais, no dia 26 de novembro. Ele é o quinto oficial a comandar a corporação desde o início do governo Agnelo.

Moura tem 42 anos e está há quase 25 anos na Polícia Militar. Ele foi o primeiro oficial formado na academia da PM de Brasília. Moura já atuou em várias unidades operacionais, passou pela diretoria de gestão de pessoal e trabalhou na Corregedoria da PM. Antes de ser nomeado para o comando da corporação, Moura era responsável pelo comando de policiamento regional metropolitano, na área central de Brasília. A unidade foi uma das mais acionadas para conter a ação de manifestantes durante a Copa das Confederações.

Ao ser questionado sobre o relacionamento com a tropa neste momento de crise, o novo comandante disse que vai manter o diálogo. “Desde que tenha respeito, eu converso com todos os integrantes da corporação. (…) Sempre trabalhei com pessoas mais velhas.”

O governador Agnelo usou uma sala que fica ao lado do gabinete dele no Palácio do Buriti para apresentar o novo comandante. Agnelo fez um breve pronunciamento a jornalistas e desejou sorte para o coronel.

“Ele tem todas as credenciais para conduzir a nossa gloriosa polícia do Distrito Federal, sobretudo prestar essa função que é assegurar à nossa população o direito elementar de proteção e de segurança pública”, disse Agnelo.

O governador também agredeceu ao ex-comandante pelos serviços prestados e sinalizou que Freire irá continuar exercendo cargos importantes dentro da corporação. “Queria acrescentar e agradecer o coronel Jooziel que teve um papel importante. Ele serviu esse período com dedicação, de forma caprichada e dedicada à Polícia Militar. Com certeza, ele continuará exercendo outros papéis importantes também na Polícia Militar. O importante é que estamos restabelecendo o comando, cujo o objetivo é aperfeiçoar e valorizar ainda mais a segurança pública e em particupar a Polícia Militar do Distrito Federal”, afirmou o governador.

Segundo a Secretaria de Comunicação do GDF, tanto a nomeação do novo comandante quanto a exoneração de Jooziel Freite do cargo serão publicadas nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial do DF.

Também foram anunciados nesta quarta-feira (4) os nomes do novo subcomandante da PMDF, o coronel Cláudio Armond, e do novo chefe do Estado Maior, o coronel Alessandro Venturim.

O anúncio da saída de Jooziel Freire foi feito na manhã desta quarta pelo próprio governador. Pela manhã, a Polícia Militar informou que Freire estava em Bonito, no Mato Grosso do Sul, na Conferência Nacional de Comandantes das Polícias Militares e Bombeiros do Brasil. A PM não confirmou se Freire anteciparia o retorno a Brasília.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados