Conecte Conosco

Notícias Recentes

HBDF tem novo tomógrafo

Publicado

em

Os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal contam com um novo aparelho de tomografia computadorizada para realização de diversos exames. O novo tomógrafo realiza, em média, 48 procedimentos por dia, auxiliando no diagnóstico de doenças, como câncer, traumas, fraturas, aneurismas, tumores, entupimento de artérias, entre outros. Esses exames são realizados sem incisões (cortes) na pele, entre eles os de abdômen, tórax, crânio, sistema músculo-esquelético e vasos sanguíneos.

Segundo a chefe da Unidade de Radiologia do Hospital de Base, Jozephina Guerra, o aparelho permite um estudo mais detalhado de pequenas estruturas, tais como vasos sanguíneos, permitindo, por exemplo, o diagnóstico de pequenos aneurismas cerebrais com maior apuração em relação aos antigos tomógrafos.

“Em breve a Radiologia do HBDF vai poder realizar angiotomografias coronarianas (de artérias do coração). No momento o estudo dessas artérias é realizado na hemodinâmica, onde os exames exigem mais radiação e contraste”, explicou a especialista.

Para a paciente Marília do Amaral, 40 anos, que fez recentemente um exame para verificar trombose, a riqueza de informações com que o médico conta e a rapidez do novo tomógrafo são os pontos positivos do novo aparelho.

Outra melhoria conquistada foi a redução do tempo gasto para realização dos exames, o que permite adquirir um número muito maior de imagens em cada exame. Com a nova tecnologia, os médicos podem examinar um número muito maior de imagens para elaborar um diagnóstico com responsabilidade e precisão. Os laudos dos exames de tomografia, em sua maior parte, ficam disponíveis para serem entregues aos pacientes, sobretudo aos internados, no mesmo período em que os exames são realizados.

Em 2013, a Unidade de Radiologia do HBDF, com 31 radiologistas distribuídos no ambulatório e na emergência, está funcionando 24 horas, sete dias por semana, atendeu 96.056 pacientes realizando exames de raios X Geral/Contrastados (58.413); tomografia computadorizada (17.114); ressonância magnética (4.361); ultrassonografia geral (7.987); U.S Doppler (529); Biópsias guiadas por ultrassom (391); densitometria óssea (3.783) e mamografia (3.478).

A marcação dos exames de tomografia no ambulatório do HBDF é feita pelo Sistema de Regulação, da Secretaria de Saúde. Os encaminhamentos podem ser feitos nas regionais de saúde ou nos postos de saúde. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 23h, no ambulatório do HBDF.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados