Conecte Conosco

Notícias Recentes

Hospital de Planaltina adota pulseiras de classificação de risco

Publicado

em

O Hospital de Planaltina (HRPL) adotou, na classificação de risco, a pulseira de identificação colorida que sinaliza a prioridade do atendimento na Emergência. Por meio da Coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH), a novidade chega acompanhada da campanha “Espera Educativa”, que informa pacientes menos graves sobre onde buscar atendimento médico, além do hospital.

No HRPL cerca de 800 pessoas são atendidas na Emergência por dia. A maioria dos casos tem a classificação de risco nas cores verde e azul, que merecem atenção, mas não representam gravidade, podendo o paciente ter a opção de procurar um centro de saúde mais próximo de casa.

A campanha “Espera Educativa” informará aos pacientes menos graves que a Regional de Saúde de Planaltina também conta com outros polos de atendimento que podem prestar os serviços com a mesma eficiência de um hospital. “Queremos conscientizar a comunidade de que alguns problemas também são resolvidos em postos e centros de saúde, diminuindo a lotação na Emergência do hospital e o tempo de espera dos usuários”, disse o coordenador da PNH, Fábio Tomaz.

As pulseiras de classificação de risco foram adotadas há pouco menos de 10 dias no Hospital Regional do Gama (HRG) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas. Agora chegou a vez de Planaltina acolher os pacientes adotando as pulseiras com as sinalizações vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

As pulseiras seguem o Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, preconizado pela Secretaria de Saúde do DF, que promove a identificação rápida de pacientes com risco de vida, reduzindo o índice de mortalidade nas emergências dos hospitais.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados