Conecte Conosco

Brasil

Ibovespa mantém estabilidade e soma ganhos, perto de 188 mil pontos

Publicado

em

O Ibovespa permaneceu estável durante a tarde desta segunda-feira (6) após apresentar variações mais intensas pela manhã, atingindo mínima de 187.811,25 e máxima de 189.219,50 pontos ao longo do dia. Isso ocorreu antes e depois de novas declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, a respeito do conflito com o Irã. Ele emitiu um ultimato para que o adversário aceite um acordo para cessar os confrontos, mas o fim de semana trouxe uma recomposição da capacidade antiaérea do Irã e um discurso ainda agressivo. O resgate de dois pilotos americanos capturados em território iraniano ajudou a evitar uma piora na percepção de risco do conflito.

Com isso, o Ibovespa encerrou com leve alta de 0,06%, aos 188.161,97 pontos, com volume negociado reduzido a R$ 18,6 bilhões, inferior à média anual.

No início de abril, o índice acumulou alta de 0,37% no mês, elevando o ganho do ano para 16,78%.

Os preços do petróleo subiram moderadamente em Londres e Nova York, impulsionando as ações da Petrobras, com alta de 1,15% na ON e 1,64% na PN.

A principal ação do Ibovespa, Vale ON, sem referência do minério de ferro na China devido a feriado, fechou em queda de 0,55%. Entre os bancos, as variações oscilaram entre -0,54% (Santander Unit) e +1,10% (Bradesco PN).

Nas maiores valorizações do Ibovespa, além da Petrobras, destacam-se também empresas do setor de energia: Brava (+3,08%), Eneva (+2,57%) e Caixa Seguridade (+1,73%). Em contrapartida, Braskem (-7,59%), Azzas (-4,61%) e Cyrela (-3,05%) tiveram as maiores quedas.

Com a alta de hoje, a sequência positiva do Ibovespa atingiu cinco pregões. No entanto, nas últimas três sessões, o índice variou pouco: +0,26% na quarta-feira, +0,05% na quinta-feira e +0,06% nesta segunda, após ter subido 2,71% no último pregão de março e 0,53% na penúltima sessão do mês.

“O Ibovespa teve outro dia discreto, com baixa volatilidade mesmo após as declarações de Trump. O mercado já esperava um tom menos agressivo. Acredito que o mercado estava preparado para essa fala, o que vale também para o petróleo. Os prazos dados por Trump para o fim do conflito não são claros. Ainda há expectativa por definições mais concretas: o mercado está cansado pela falta de algo concreto”, afirma Daniel Teles, especialista e sócio da Valor Investimentos.

Na parte da tarde, Trump reafirmou que o Irã tem até as 21h de terça-feira para firmar um acordo com os Estados Unidos que garanta a liberação do estreito de Ormuz e o cessar dos ataques. Ele também sugeriu que a população iraniana deveria se levantar contra o governo do país, reconhecendo que essa ação pode acarretar “consequências sérias”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados