Notícias Recentes
Inmet alerta sobre tempestades fortes no começo do ano em São Paulo
O primeiro dia do ano iniciou com sol entre nuvens e clima abafado no estado de São Paulo, porém uma chuva forte é esperada à tarde, motivando alerta das autoridades para possíveis emergências. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de perigo para tempestades nesta quinta-feira (1º de janeiro).
Segundo o instituto, a previsão indica chuva acompanhada de ventos fortes que podem alcançar até 100 quilômetros por hora, além da possibilidade de granizo. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Na capital paulista, o dia começou com sol e nuvens e a temperatura tende a subir, chegando a uma máxima de 31°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta que as chuvas retornam à tarde até o início da noite, trazendo raios, rajadas localizadas de vento e precipitações intensas, mantendo alto o risco de alagamentos e queda de árvores.
Em Campinas, também no estado, a temperatura máxima prevista é de 31°C, com pancadas de chuva e trovoadas previstas ao longo do dia. Já em Santos, no litoral, a temperatura pode alcançar os 36°C, com chuvas e trovoadas também esperadas.
A previsão do Inmet indica volumes de chuva acima da média para quase todo o estado durante a semana, com elevação da temperatura média nas regiões oeste e nordeste de São Paulo.
De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade climática é causada pela rápida passagem de uma frente fria pelo oceano, combinada com o transporte de umidade da região amazônica. Após uma onda de calor que estabeleceu recordes de temperatura na última semana, espera-se que o clima mude para um período com chuvas persistentes nos próximos dias.
O governo estadual ativou um gabinete de crise para coordenar ações preventivas e apoio às cidades diante da previsão de chuvas intensas. Durante toda a semana, órgãos responsáveis por emergências se reúnem na sede da Defesa Civil para integrar esforços e melhorar o atendimento, visando reduzir o tempo de resposta a incidentes.
A Defesa Civil recomenda aos motoristas que redobrem a atenção durante viagens na virada do ano, principalmente em momentos de chuva forte. É fundamental evitar passar por áreas alagadas, diminuir a velocidade em vias molhadas, manter distância segura entre veículos e, caso a visibilidade seja comprometida, procurar um local seguro para aguardar.
Para quem estiver na praia durante tempestades, é aconselhável sair da faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo seguro. Em caso de raios, a orientação é sair rapidamente da água e se afastar de lugares abertos, respeitando a sinalização das equipes de salvamento e acompanhando os alertas oficiais antes e durante o deslocamento para a orla.
Aqueles que passarão o feriado em chácaras, sítios ou locais com piscina devem sair imediatamente da água ao observar aproximação de tempestades, evitar locais abertos, e não permanecer perto de árvores, postes ou estruturas metálicas, buscando abrigo seguro e coberto. Também é importante interromper atividades externas durante a ocorrência de raios.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login