Conecte Conosco

Mundo

Japão aumenta orçamento de defesa para comprar mais drones

Publicado

em

O Japão está planejando um grande incremento em seu estoque de drones, integrado a um pedido de orçamento sem precedentes, anunciado nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de lidar com um cenário de segurança cada vez mais desafiador.

Nos últimos tempos, o país asiático tem se afastado de sua tradicional postura pacifista, adquirindo capacidades de contra-ataque e elevando seu investimento militar para cerca de 2% do PIB.

O orçamento proposto para o próximo ano fiscal, que começa em 1º de abril, totaliza 8,8 trilhões de ienes (aproximadamente 59,9 bilhões de dólares, ou 324 bilhões de reais), conforme documentos obtidos pela AFP.

Este valor ultrapassa o recorde do orçamento atual que termina em março de 2026, que foi de 8,7 trilhões de ienes.

O aumento dos recursos reflete as crescentes preocupações de segurança ao redor da quarta maior economia global, segundo um representante do Ministério da Defesa, que preferiu não ser identificado.

Essa proposta quase triplica os investimentos em diversos tipos de drones, alcançando 313 bilhões de ienes.

O conflito atual entre Rússia e Ucrânia demonstrou o impacto significativo das aeronaves não tripuladas e sua importância crescente nos conflitos contemporâneos.

De acordo com o plano divulgado, Tóquio pretende usar drones para fortalecer um sistema de defesa costeira chamado “SHIELD” (Defesa Litorânea Sincronizada, Híbrida, Integrada e Melhorada).

“No cenário mais desfavorável, no qual as forças adversárias evitam os mísseis de longo alcance do Japão, espera-se que o SHIELD possa impedir qualquer tentativa de invasão próxima ao solo”, explicou o representante.

O governo japonês planeja finalizar o sistema até março de 2028, embora detalhes específicos do projeto não tenham sido divulgados.

Com cerca de 54.000 militares norte-americanos em seu território, o Japão também enfrenta pressões do governo do presidente Donald Trump para fortalecer suas capacidades defensivas.

Washington e Tóquio estão adotando medidas para tornar suas forças mais rápidas na resposta a ameaças, como a possibilidade de uma invasão da China a Taiwan.

O Ministério das Finanças examinará o pedido orçamentário, e o governo central deve preparar nos próximos meses uma proposta global que pode atingir um novo recorde histórico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados