Conecte Conosco

Notícias Recentes

Juiz do DF dobra prazo para defesa dos réus da Caixa de Pandora

Publicado

em

O juiz da 7ª Vara Criminal de Brasília, Atalá Correia, dobrou o prazo para que os 19 réus do mensalão do DEM possam apresentar defesa. Ele acatou o pedido do advogado do ex-chefe da Casa Civil Geraldo Maciel, que alegou que o prazo legal – de dez dias – não seria suficiente, e estendeu o direito aos outros acusados. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (19).

A defesa de Maciel sustentou o pedido alegando que o processo ao qual ele responde envolve “multitudinárias acusações, inumeráveis réus, milhares de documentos e intermináveis volumes, além de infinitas horas de vídeo e de áudio a serem examinadas”. Com a medida, o prazo para a defesa passa a ser de 20 dias para cada réu.

A decisão do juiz se baseou em uma hipótese de exceção utilizada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão do PT. O magistrado afirmou em sua decisão que cabe a ele “respeitar a autoridade da decisão proferida pelo Pleno do STF enquanto a jurisprudência assim se mantiver.”

Nesta terça (20), o pedido feito por advogados de nove réus do mensalão do DEM para que promotores do Ministério Público do Distrito Federal fossem afastados dos processos que investigam o suposto esquema de pagamento de propina foi negado pelo juiz.

Os advogados alegaram que, durante um depoimento prestado em dezembro de 2009, Durval Barbosa – delator do escândalo de pagamento de propina – acusou promotores do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas de terem recebido propina. A denúncia sobre esses supostos pagamentos teria sido revelada a Durval Barbosa pela promotora Débora Guerner. Ela está afastada do cargo, mas continua recebendo salários.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados