Conecte Conosco

Notícias Recentes

Laje de shopping corre risco de desabar

Publicado

em

A Defesa Civil do Distrito Federal afirmou nesta terça (13) que parte do shopping Top Mall, em Taguatinga Norte, corre risco de desabamento após o incêndio na segunda (12). De acordo com o órgão, vigas de sustentação do prédio e uma laje foram abaladas por causa do calor, que chegou a 1.700 graus centígrados.

Durante o incêndio, o mezanino do primeiro andar do prédio desabou. A área que corre risco de desabamento é uma parte da laje do segundo andar, que mede cerca de 200 m², segundo a Defesa Civil.

O prédio tem seis andares de altura e cerca de 60 lojas. O Top Mall fica na área central deTaguatinga, em uma das mais movimentadas avenidas comerciais da região. No local funcionam órgãos da administração pública, como CEB e Polícia Federal, e agências bancárias.

“Houve uma perda significativa de concreto e exposição de ferragem. Isso diminui a resistência e a capacidade de suporte de peso dessa laje, caracterizando um risco iminente de desabamento”, disse o secretário de operações da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, após vistoria realizada na manhã desta terça. O prédio só poderá ser reaberto depois que passar por obra.

A administração do shopping contratou um engenheiro para também fazer uma vistoria. “Nós vamos abrir com total segurança. Só quando tiver 100% de segurança vai ser reaberto”, afirmou o administrador do shopping, Sebastião Bessa Júnior.

Empresários que têm lojas no Top Mall estiveram nesta manhã no prédio para tentar contabilizar os danos causados pelo fogo. Eles foram autorizados a entrar no shopping para retirar mercadorias e outros objetos. Mas apenas em grupos pequenos, de quatro a seis pessoas, sempre acompanhados pela defesa civil e na parte que foi menos afetada pelo incêndio.

Sem saber quanto tempo vão ter que esperar para voltar a trabalhar, os lojistas estão preocupados. “Tem o problema por dias que vai ficar parado. Nós temos compromissos para cuidar, funcionário para pagar”, disse o comerciante Fragoso da Luz.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados