Conecte Conosco

Mundo

Macron critica os EUA por violar regras internacionais

Publicado

em

Emmanuel Macron, presidente da França, declarou nesta quinta-feira (8) que os Estados Unidos estão ignorando as normas internacionais e se afastando de alguns de seus parceiros, em meio a uma crescente tensão diplomática caracterizada por uma agressividade de caráter neocolonial.

Durante seu discurso anual aos embaixadores franceses pelo mundo, realizado no Palácio do Eliseu, Macron afirmou que, apesar da força consolidada dos EUA, o país tem se desviado progressivamente de seus antigos aliados e desrespeitado acordos internacionais que antes apoiava.

Ele ressaltou que as instituições multilaterais estão funcionando de forma menos eficaz e que o mundo está evoluindo para um cenário de grandes potências onde há uma tendência preocupante à divisão global.

Macron também se posicionou contra o que chamou de colonização e imperialismo modernos.

Apesar da França ter celebrado o fim do regime de Maduro na Venezuela, o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, descreveu a ação militar dos EUA como ilegal e contrária à Carta das Nações Unidas.

No contexto dessas tensões, Macron defendeu que a União Europeia deve proteger seus interesses, fortalecendo as regulações tecnológicas europeias e acelerando as políticas de comércio preferencial do bloco.

Com a presidência do G7 em 2024, a França pretende promover uma reforma na governança global, envolvendo também os países emergentes que desejam colaborar nesse processo.

Macron já manifestou apoio a uma reforma do Conselho de Segurança da ONU para incluir novas potências emergentes, como o Brasil, ampliando o número de membros permanentes do órgão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados