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Metrô opera 24 horas e transporta 13,8 mil passageiros na 1ª madrugada
A primeira madrugada da operação ininterrupta nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo, do sábado para domingo, registrou 13,8 mil embarques entre meia-noite e 4h40, com 66 viagens realizadas durante esse período.
De acordo com informações divulgadas pelo governo de São Paulo, a Linha 3-Vermelha teve o maior número de passageiros, com 7,5 mil embarques, seguida pelas linhas 2-Verde (3,8 mil) e 1-Azul (2,6 mil). A Linha 15-Prata, que operou com ônibus gratuitos do sistema Paese devido a testes com trens da nova frota, não teve seus dados computados dessa vez.
Essa iniciativa experimental busca atender a uma demanda tradicional de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna de São Paulo, e continuará ocorrendo todos os sábados até fevereiro de 2026, mesmo período em que o Metrô analisará a demanda, os custos operacionais e realizará eventuais ajustes. As integrações com as concessionárias e a CPTM permanecem suspensas nesse horário.
Como funciona o Metrô 24 horas
As quatro linhas operadas pelo Metrô funcionarão durante 24 horas nos sábados, em caráter experimental, sempre do sábado para o domingo. O projeto começou no dia 6 de dezembro e seguirá nos finais de semana até fevereiro de 2026 para avaliar a demanda, viabilidade técnica e operacional, além de permitir ajustes necessários para atender à clientela que usa o transporte durante a madrugada, incluindo turistas e trabalhadores de estabelecimentos noturnos.
Durante a operação noturna, os passageiros poderão embarcar e desembarcar em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, embora as transferências para outras linhas de metrô e trem, operadas por concessionárias, não estejam disponíveis neste período.
Os trens rodarão das 0h às 4h40, com intervalos que variam de 20 a 30 minutos conforme a demanda. Na Linha 2-Verde, entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, será utilizada uma via única para os trens circularem nos dois sentidos. Nas demais linhas e trechos, a operação ocorrerá pelas duas vias.
Na Linha 15-Prata, o atendimento noturno inicial será realizado por ônibus gratuitos do sistema PAESE, devido aos testes da nova frota. Após essa fase, a operação poderá ser ajustada conforme a demanda observada.
Durante a madrugada, as bilheterias estarão fechadas. Passageiros sem os cartões Bilhete Único ou TOP poderão comprar suas passagens nas máquinas de autoatendimento, via Carteira Google ou pelo WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, o acesso será possível também por meio de pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito físicos, modalidade que será estendida às linhas 2-Verde e 15-Prata até o final de dezembro.


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