Mundo
México enviará ajuda humanitária a Cuba até terça-feira
O México planeja enviar um carregamento de ajuda humanitária para Cuba até, no máximo, a próxima terça-feira, conforme anunciado nesta sexta-feira (6) pela presidente Claudia Sheinbaum. Paralelamente, o país continua as negociações para possibilitar o fornecimento de petróleo à ilha sem sofrer sanções dos Estados Unidos.
Cuba enfrenta uma séria crise energética e escassez de recursos, intensificada após a suspensão do fornecimento de petróleo pela Venezuela, em decorrência da intervenção militar americana e da captura do ex-presidente Nicolás Maduro.
A ajuda que será enviada à ilha consiste principalmente em alimentos e outros insumos solicitados, e deverá chegar “se não neste fim de semana, na segunda-feira, no mais tardar”, afirmou Sheinbaum durante sua entrevista coletiva matutina.
As negociações diplomáticas continuam para retomar o envio de petróleo, especialmente diante das ameaças do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas a quem fornecer combustíveis para Cuba.
“É fundamental para nós evitar sanções ao México (…), por isso estamos engajados neste diálogo”, acrescentou a presidente.
Em 2025, as exportações mexicanas de petróleo e derivados para Cuba totalizaram 496 milhões de dólares (cerca de R$ 2,6 bilhões), representando menos de 1% da produção da estatal Pemex. Esses envios são realizados com base em critérios humanitários, conforme explicado pela empresa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login