Conecte Conosco

Notícias Recentes

Nos Bastidores da Política

Publicado

em

Apresentação: Celson Bianchi- A voz da Verdade

Sonho de uma noite de verão

Mais um candidato colocou seu nome para disputar a única vaga no Senado Federal em 2014: O deputado distrital Olair Francisco pelo PTdoB. Parlamentar de primeiro mandato, ele, no entanto, deve enfrentar um páreo dificílimo com nomes mais fortes, politicamente e financeiramente, além de estar filiado a um partido com pouquíssimo tempo de televisão, o que torna sua pretensão igual ao filme de Ingrid Bergman, “Sonho de uma noite de verão”.

Outros candidatos

Entre os candidatos que não tem medo de mostrar a cara, podemos citar o atual senador Gim Argello, que goza da simpatia da presidenta Dilma. Ele, inclusive, já tem articulado fortemente com a dupla Agnelo e Filippelli, mas encontra enormes dificuldades com o PT, que deseja uma chapa quase puro-sangue, o que pode levá-lo a se juntar numa chapa de oposição. Antes, porém, precisa dar uma profissionalizada em sua equipe de assessoria, se quiser realmente sair vitorioso em 2014. Já Reguffe precisa se decidir. Rollemberg e Cristovam Buarque o querem no Senado. Entretanto, se o deputado petista Chico Leite sair candidato, Reguffe já disse que que poderá apoiá-lo. Agora, no que depender de recursos, Olair Francisco e Gim Argello largam na frente, na disputa entre os mais bem sucedidos. Só resta saber se o eleitorado levará isso em consideração.

Eleições na TV

Para a surpresa de alguns telespectadores e do grande eleitorado do DF, algumas figuras já conhecidas de um passado recente tentarão novamente uma vaga de distrital. Entre alguns nomes estão o ex-deputado Wilson Lima, que foi governador tampão do Distrito Federal, Ivelize Longui a ex-vice-governadora de Rogério Rosso, e que hoje é a Presidenta do Metrô, e Aguinaldo, que levava o sobrenome de Jesus, quando ainda tinha o apoio incondicional da Igreja Universal. Todos vão tentar a todo custo se elegerem.

Bem lembrado

Mas como nada passa despercebido pelos opositores, há quem registre que a perda do apoio da Igreja Universal torna o caminho de Aguinaldo muito mais difícil, para não dizer quase impossível. Tanto é, que Evandro Garla, hoje ocupa seu lugar na representação da Igreja.

É bom lembrar também que Aguinaldo não pertence mais ao partido da Igreja Universal, o PRB, mas isso não quer dizer que ele tenha sido expulso da Igreja. Há quem garanta que o ex-distrital costuma ainda frequentar os cultos de sua Igreja há buscas de milagres. Bem, e se milagre existe, ele certamente não tem por que temer para não tentar se eleger na carreira solo. Quem viver, digo: quem crê em milagres, verá.

Primeiro Milagre

Já há quem atribua a reaproximação de Roriz e Filippeli ao novo papa Francisco. Sim, porque depois da forma como ocorreu o rompimento somente “la mano de dios”, para operar a nova união. Já tem quem especule que a presença de Roney Nemer e Liliane Roriz, fiéis escudeiros dos antes desafetos sinaliza a possibilidade de uma chapa Rorizista com Filippelli e Liliane de vice, para desespero das hostes petistas.

Campanha precoce

Apesar de faltarem vinte meses para chegar as eleições de 2014, há nomes sendo ventilados para a Câmara Legislativa. E as campanhas na TV já mostram isso. Um nome que é ligado ao PMDB, e que já tentou se eleger deputado distrital, hoje na primeira suplência é o administrador João Hermeto. Ele, inclusive, é considerado pelo Buriti como um dos mais atuantes e fiel escudeiro do vice-governador Filippelli e sua equipe. Ainda no PMDB, está o jovem distrital e empresário Robério Negreiros, que tem se mostrado um deputado atuante em sua base, mas que precisa se firmar no cenário político. Mas um detalhe chama atenção: todos os que apareceram no horário eleitoral estão empregados no GDF ou já tiveram algum tipo de ligação com a máquina ou os poderes do DF.

Vai entender…

Na propaganda partidária do PPS, alguns membros do partido e outros que ocupam cargo no governo, rasgaram elogios ao governador Agnelo. Por outro lado, outros fizeram várias críticas, principalmente à saúde do DF. Ou será que foi apenas um “faz de contas”? Ou é da base ou não é. Aliás, a cara tem que ser uma só. Pois, o caminho é longo, mas a distância da caneta do governador é curta. Assim o PPS vai se mantendo sua boquinha no governo

Por um fio

É melhor um determinado secretário, mal querido entre os distritais, não continuar brincando em serviço. Como se não bastassem os puxões de orelha do governador Agnelo, o Sinpro e a grande maioria das regionais de ensino não conseguiram engolir alguém que não conhece de perto a grande causa para que os mestres do ensino não lutem pela categoria. Está nas mãos de Agnelo o pedido da maioria dos distritais pela exoneração do secretário “faz de conta”. “Demorou!”.

Fazendo o dever de casa

Quem está presidindo a CLDF é o deputado Distrital Agaciel Maia. Conforme determina o Regimento Interno da Casa, quem assume quando o presidente se afasta é o vice. Maia tem surpreendido a muitos com sua rotina de trabalho duro. Ele é um dos primeiros a chegar a CLDF. Na última sessão, um segurança chegou a comentar após a entrada em plenário do distrital para iniciar os trabalhos legislativos: “Rapaz este deputado tem me surpreendido, quando foi que um deputado se mostrou tão pontual na abertura dos trabalhos nessa casa”.

Já por outro lado

É bom alguns deputados tomarem cuidado ao criarem o hábito de só chegar após o final dos trabalhos em plenário. Isso tem sido uma praxe de alguns parlamentares que só chegam no término, assinam o ponto e vão embora, como se alguns jornalistas não estivessem atentos. Um dia desses, um deles estava somente de esporte fino e teve que pedir a ajuda de um segurança para pegar o livro de ponto. Vamos ver se com a implantação e transmissão dos trabalhos pela TV Distrital, não se encerra esta prática de uma vez. Afinal, o povo vai estar sempre espiando pela TV.

Shopping popular só se for de nome

O que era para ser um grande local de compras atualmente está mais para um deserto. Foram investidos milhões na construção do shopping popular próximo a antiga Rodoferroviária. Para quem estava acostumado com as ruas cheias de camelôs que mal davam conta de andar viram naquele momento a esperança do direito de ir e vir. E, claro ainda mais para quem tinha o desejo de ter um lugar para vender sua mercadoria legalmente. Mas, o tempo passou e as autoridades até o momento esqueceram e pouco fizeram. Lojas fechadas e o desemprego cada vez mais crescente, corredores vazios e muito pouca gente, é o triste cenário do shopping popular.

Pendurando as chuteiras

O deputado distrital Benedito Domingos (PP) não será candidato a nenhum cargo público nas próximas eleições. Mas é sabido que se tentasse não encontraria dificuldades, pois seu eleitorado é muito fiel e ele é considerado um dos mais humildes e simples parlamentares da CLDF. Além de ser muito bem articulado na esfera federal. Mas a questão é quem herdará seus votos? A coluna descobriu que não será nenhum político que tenha exercido cargo público. Há quem aposte em alguém de sua família, o que também é uma incógnita. Há outros que acreditam que será um pastor de uma das mais conhecidas e respeitadas igrejas que por sua tradição nunca se envolveu em conflitos e mantém sempre um comportamento neutro e maduro. Bem, enquanto Bené não se decide a quem apoiar é melhor entrar na fila e aguardar.

Alternativas

O deputado distrital Professor Israel Batista pediu ao GDF uma alternativa para que a população brasiliense possa sair a noite e não ser prejudicada com o rigor da lei seca. Para isso, o parlamentar defende a ideia de se estender o transporte público para o dia inteiro, além de criar uma chamada “Rota Interbares” – Ônibus circulariam pelo Plano Piloto e Águas Claras em locais de lazer e levariam os passageiros para as estações do metrô e a Rodoviária. “O governo agiu corretamente em aumentar o rigor da lei, porém é preciso estabelecer uma contrapartida para o cidadão que deseja se adequar as novas regras”, defende. Sem confiar muito no transporte público do DF, que mal funciona de dia, já tem bar oferecendo transporte gratuito aos clientes.

Curiosidade

Um detalhe curioso não passou desapercebido pelos ouvintes e leitores desta coluna que acompanhavam o depoimento voluntário de Carlinhos Cachoeira ontem na Divisão Especial de Combate ao Crime Organizado, seu advogado para a ocasião era nada mais nada menos do que o Desembargador Eleitoral do TRE-DF, Cléber Lopes de Oliveira, que substituía um colega que não pode acompanhá-lo.

Cadê a AGEFIS

A recente posse do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Coelho no auditório do Centro de Convenções ganhou inúmeros comentários pelas redes sociais, mas não pela solenidade, mas pelo local, um entre vários outros espaços administrados pelo GDF que não possuem alvará de funcionamento, mas realizam eventos sem medo de uma tragédia, como aconteceu recentemente em Santa Maria. A história se repete no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e um pouco mais distante na Granja do Torto. Devem as autoridades responsáveis estar aguardando por uma tragédia para tomarem providências.

Os sem alvarás.

Depois de um ano ter se passado sem providências da fiscalização, o que se vê pelas Administrações Regionais é que o número de estabelecimentos comerciais sem Alvará continua aumentando, pelos últimos cálculos e ante a nova lei que acabou com os alvarás emitidos por prazo indeterminado, se calcula já serem mais de quinze mil os estabelecimentos sem alvará, cujo prazo para se adequarem se encerra no próximo mês de abril. Enquanto isto a AGEFIS e o MPDFT ninguém sabe ninguém viu.

Frase da Semana

“O Ministério Público do Distrito Federal já está investigando quem são os personagens que estão por trás das empresas vencedoras da licitação do transporte público do DF, pois está parecendo mais do mesmo, com alguns personagens continuando em cena.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados