Mundo
ONU alerta para mais de 840 execuções no Irã este ano

Desde o início de 2025, o Irã tem realizado mais de 840 execuções, segundo relatório recente da ONU. O Escritório de Direitos Humanos da organização destacou um aumento expressivo no uso da pena de morte como meio de intimidação governamental.
Ravina Shamdasani, porta-voz da ONU, informou que até 28 de agosto deste ano, foram confirmadas 841 execuções, e que o número pode ser maior devido à falta de transparência das autoridades iranianas.
Em julho, o país executou pelo menos 110 pessoas, o que representa o dobro do número registrado no mesmo mês do ano anterior. Essa escalada indica um padrão sistemático no uso da pena capital como instrumento de controle.
Ravina Shamdasani também criticou as execuções públicas que ocorreram sete vezes neste ano, classificando-as como uma grave violação da dignidade humana.
Atualmente, 11 indivíduos aguardam execução iminente, entre eles seis acusados de rebelião armada por suposta ligação com o grupo opositor Mujahedines do Povo do Irã, exilado no exterior.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login