Mundo
ONU alerta sobre ameaça contínua e complexa do Estado Islâmico
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que a ameaça do grupo Estado Islâmico (EI) no mundo tem aumentado desde meados de 2025 e se tornou mais difícil de combater, pois o grupo extremista está se adaptando para continuar ativo.
O EI e seus grupos aliados estão se fortalecendo na África Ocidental e na região do Sahel, enquanto continuam realizando ataques no Iraque e na Síria, segundo Alexandre Zouev, representante do Escritório das Nações Unidas para o Combate ao Terrorismo, ao Conselho de Segurança.
No Afeganistão, o grupo Estado Islâmico Khorasan permanece como uma das maiores ameaças para a área, destacou Alexandre Zouev.
Alexandre Zouev mencionou que o ataque a tiros contra uma festa judaica em uma praia na Austrália em dezembro, que resultou na morte de 15 pessoas, foi motivado pela ideologia do EI.
No final de janeiro, o EI assumiu a responsabilidade por um ataque no principal aeroporto do Níger, o que comprova seu crescimento no Sahel.
O grupo também declarou ser responsável por um ataque a um restaurante chinês em Cabul, que matou sete pessoas. Na Síria, a retirada das forças curdas das áreas onde gerenciavam prisões que abrigavam milhares de jihadistas e campos com suas famílias causou instabilidade.
Natalia Gherman, coordenadora da Direção Executiva do Comitê contra o Terrorismo, explicou como o Estado Islâmico está modernizando suas ações.
O EI e outros grupos terroristas têm ampliado o uso de recursos digitais, incluindo criptomoedas, além de recorrerem a ferramentas cibernéticas, drones e aplicativos avançados de inteligência artificial.
Essa inteligência artificial está sendo cada vez mais usada para radicalizar e recrutar novos membros, principalmente jovens e crianças.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login