Conecte Conosco

Notícias Recentes

Orgãos: DF lidera número de doações no país

Publicado

em

A Rede Pública de Saúde do DF foi a entidade com mais doadores de órgãos por milhão de pessoas em 2013, chegando a 33, o que superou a média nacional, de 15. A capital federal também foi recordista em transplantes de coração e córnea e ficou em segundo lugar no ranking de transplantes de pulmão, fígado e rim.

Em 2013 foram realizados 183 transplantes (exceto córneas). Foram 28 de coração, dois de pulmão, 48 de fígado e 105 de rim, além da realização dos primeiros transplantes de pulmão e de medula óssea. A saúde pública do DF também ofertou à Central de Captação Nacional um coração, um pulmão, 12 fígados e 21 rins para serem transplantados em pacientes de outros estados da Federação.

Para o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, o DF tem se destacado no cenário nacional graças à sensibilidade das pessoas e o investimento realizado na Saúde. “Há três anos estamos trabalhando em prol da conscientização da população e, principalmente, possibilitando que a Central de Captação de Órgãos tenha condições de realizar o seu trabalho. Tudo isso nos permitiu avançar na realização de transplantes de rins fígado e, recentemente, no de pulmão”, declarou o gestor.

No DF, o hospital da rede que concentra a realização dos transplantes é o Hospital de Base (HBDF). Entretanto, o atendimento também é realizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) e rede credenciada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ser doador de órgãos é muito simples, basta informar a família da sua vontade, não sendo necessário constar na documentação. Em vida, a pessoa pode procurar o Hemocentro de Brasília para realizar a doação de sangue e medula óssea.

(Foto: Ilustrativa)

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados