Conecte Conosco

Tecnologia

Paciente controla exoesqueleto que dará chute inicial da Copa

Publicado

em

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou esta semana em sua página pessoal do Facebook um vídeo que mostra um paciente controlando o exoesqueleto desenvolvido por ele e sua equipe pelo Projeto Andar de novo (The Walk Again Project).

O exoesqueleto é um equipamento que pretende fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

O texto postado pelo pesquisador diz que “a menos de 80 dias para a abertura do Mundial”, que vai acontecer em São Paulo em junho, “oito pacientes que fazem parte do projeto estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral”.

Nicolelis descreve ainda que a gravação contém “momentos históricos em que um desses pacientes usou a sua atividade cerebral pela primeira vez para controlar os movimentos de um andador robótico que simula o funcionamento do nosso exoesqueleto”.

Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Andar de novo, uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

Em janeiro, Nicolelis disse que três unidades do equipamento viriam da Europa para São Paulo, onde seriam testados em um laboratório dirigido por Nicolelis na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

O exoesqueleto é um aparelho que envolve os membros paralisados – no caso de um paraplégico, as pernas. Ele pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. Dessa forma, seria perfeitamente possível que um paraplégico chutasse uma bola.

A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como “interface cérebro-máquina”, com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes.

Em um dos mais importantes, o neurocientista fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

[youtube id=”dJLM_kBVvNo” width=”620″ height=”360″]

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados