Centro-Oeste
PCDF prende casal por cultivar e vender cogumelos alucinógenos
A Polícia Civil do Distrito Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Substrato que resultou na prisão de um casal suspeito de cultivar e vender cogumelos com efeito alucinógeno na capital federal. A ação também desativou um laboratório para fabricação da droga, situado na região da Candangolândia.
As buscas aconteceram em residências no Lago Sul, Asa Sul e Candangolândia, locais usados para o cultivo e produção dos cogumelos. A investigação está sob responsabilidade da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte).
Segundo apurado, o homem, com 33 anos, era o principal produtor e vendedor da droga, enquanto sua companheira, de 30, cuidava da logística e das entregas para traficantes e usuários finais. Eles usavam redes sociais para anunciar e negociar os cogumelos.
Os cogumelos apreendidos continham psilocibina, uma substância que provoca alteração na percepção sensorial, causando efeitos alucinógenos. Essa substância é proibida no Brasil conforme regras do Ministério da Saúde.
A polícia revelou que esta operação é parte de investigações iniciadas em 2025, quando outro participante do esquema já havia sido detido. Com o avanço das investigações, os policiais chegaram até os principais responsáveis pelo fornecimento.
O casal foi formalmente acusado por tráfico de drogas e associação para esse tráfico. As penas somadas podem alcançar até 25 anos de prisão.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login