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Por baixo desempenho, MEC anuncia suspensão de vestibular de 68 cursos

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O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) uma lista de 68 cursos proibidos de abrir vagas em vestibular em 2016. Os cursos tiveram no ano passado médias entre 1 e 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), exame com escala até 5 que avalia o desempenho de instituições de ensino superior

Entre os vestibulares suspensos estão os para cursos de química, pegagogia, engenharia, educação física, letras, música, arquitetura e urbanismo, história, ciências da computação e matemática de várias instituições. O estado com o maior número de cursos fechados é São Paulo (22), seguido de Rio de Janeiro (9) e Bahia (8).

Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que outros 756 cursos tiveram desempenho insatisfatório no CPC, com nota inferior a 3. Os que tiveram médias entre 1 e 2 nas avalações de 2011 e de 2014 foram fechados agora.

Para voltar a abrir vagas em vestibular, os cursos punidos devem atender a uma série de exigências do ministério. “Os cursos que tiveram média decrescente também não poderão ingressar novos estudantes. Esses cursos não terão possibilidade de revisão da medida antes da assinatura de Protoloco de Compromisso e da avaliação in loco”, disse Mercadante na última sexta-feira.

Mercadante (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Ministro Aloizio Mercadante (centro) durante entrevista na última sexta (18) (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Mercadante afirmou que as medidas “rigorosas” adotadas pelo ministério eram necessárias. “É assim na vida, é assim na educação”, afirmou. Segundo o ministro, cursos que tiveram nota 5 receberão “bônus”, como aumento no período de avaliação.

CPC
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores brasileiros. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos

O resultado da avaliação dos cursos com oferta presencial e à distância é divulgado de maneira unificada, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus respectivos resultados.

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