Conecte Conosco

Notícias Recentes

Povos indígenas brasileiros são homenageados no Musel nacional

Publicado

em

O Museu Nacional da República recebe, na sua área externa, a partir desta terça (19), a exposição “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos”, que ficará aberta para visitação até 19 de dezembro.

A mostra comemora os 30 anos do Apoio Norueguês aos Povos Indígenas no Brasil e os 25 anos da Constituição brasileira. A entrada é franca.

O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, por meio do ‘Programa Extramuros’ do Museu Nacional, e conta também com  parceria da embaixada da Noruega.

A exposição traz momentos e personagens históricos, retratados em um período de 33 anos no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade para entrar de vez no imaginário e na agenda do Brasil contemporâneo. O marco desse processo foi o capítulo dos direitos indígenas na Constituição.

O acervo da mostra é composto por 44 fotos, apresentadas em ordem cronológica, clicadas por 33 fotógrafos, com mapas e textos de apoio, em português e inglês.

Entre outros temas, as imagens retratam a batalha pelo reconhecimento das terras indígenas, a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros, o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento, a apropriação das tecnologias do homem branco, as ameaças aos últimos povos “isolados” e as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos.

A mostra também conta com 18 totens, com fotos de ambos os lados. A iluminação noturna das peças será feita por coletores solares, no topo dos totens.

Informações

Exposição: “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos”

Visitação: Até 19 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.

Local: Praça Externa do Museu Nacional, Conjunto Cultural da República

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados