Conecte Conosco

Tecnologia

Programa integrado ao Kinect transforma superfícies em uma tela touch

Publicado

em

A Ubi Interactive é uma empresa jovem e que desenvolveu uma tecnologia que pode transformar qualquer superfície em uma tela touch. Integrado a um projetor e ao Kinect de primeira geração da Microsoft, o software reconhece toques como comandos, permitindo que uma simples projeção numa parede seja interativa.

Nessa perspectiva, ligando tudo a um computador, é possível projetar em paredes apresentações do PowerPoint, jogos, navegar na Internet, tudo através de toques. A percepção de gestos, toques e comandos é captada pelas câmeras do Kinect, que conseguem identificar movimentos específicos e possuem boa percepção de profundidade, algo indispensável para que tudo funcione.

A equipe da revista Wired foi à Seattle, nos Estados Unidos, testar o produto da Ubi Interactive. De acordo com a publicação, a tecnologia funciona e, surpreendentemente, não possui nenhum atraso: comandos realizados, como toques e mãos deslizando, são responsivos o suficiente para que a interação com a parede seja tão ou mais conveniente do que a tradicional, executada com o uso de um mouse.

Além da baixa latência, a Ubi afirma que o sistema funciona perfeitamente em qualquer versão do Windows com suporte a comandos por toque (Windows 7 em diante). Todos os gestos e comandos foram inspirados a partir daqueles que a Microsoft definiu para os seus sistemas, garantindo que qualquer usuário com experiência no Windows 8 em telas sensíveis terá grande facilidade em operar a plataforma.

Para o futuro, a Ubi Interactive pretende aprimorar o funcionamento do sistema abrindo a possibilidade de que interações por gestos, que dependem de um apurado sistema de percepção espacial, sejam possíveis. A empresa é uma das startups apoiadas pela Microsoft por conta de seu projeto vinculado ao Kinect. Interessados na tecnologia da Ubi podem encomendar pacotes que incluem projetor, Kinect e o software de reconhecimento dos comandos. Quem já dispor de Kinect e projetor pode investir apenas no software, que custaUS$ 500 a cópia.

screen_shot_2013-08-15_at_3.27.43_pm

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados